A Cooperativa de Olivicultores de Borba voltou a ser galardoada

Views: 169

A Cooperativa de Olivicultores de Borba voltou a ser galardoada, através de um azeite da sua marca, em dois dos mais importantes concursos de azeites do mundo

“Dom Borba – Selecção Azeite Virgem Extra”, recebeu o Prémio Prestige Gold para azeite virgem extra no concurso internacional Terraolivo , que se realizou em Israel e que reconheceu a qualidade deste azeite produzido em Borba.

O Terraolivo é um dos concursos mais reconhecidos, de maior nível e reconhecimento do mundo. Realiza-se todos os anos no berço da oliveira, em Jerusalém, a capital de Israel. A relevância do concurso pode-se constatar tanto pela quantidade de amostras que recebe desde a sua primeira edição, como pela quantidade de países que as enviam. Este ano foram a concurso 5 mil lotes de azeite virgem extra, de mais de 23 países e de mais de 430 lagares.

O “Dom Borba”, foi também galardoado com uma Medalha de Prata no “Concurso Internacional de Azeite Athena” (ATHIOOC), um concurso internacional de azeite que se realiza anualmente na Grécia. Trata-se de um concurso de natureza internacional, tanto devido à origem dos jurados, como devido à origem das amostras participantes.

Para além da importância deste concurso ao nível olivícola, também se acrescenta uma dimensão cultura, pois, a Grécia foi o primeiro país a considerar a azeitona e o azeite como produtos de valor cultural e a contribuir para a promoção da dieta mediterrânica no que, tendo o azeite como protagonista, é um dos alimentos mais indicados para o homem.

Relativamente ao “Dom Borba – Selecção Azeite Virgem Extra” obteve uma pontuação entre 75.0 – 84.9, recebendo assim a Medalha de Prata, num universo de 400 amostras.

Para Paulo Velhinho, Presidente da Cooperativa de Olivicultores de Borba, “estas são distinções que muito nos honram, pois trata-se de dois dos concursos mais importantes de azeites e ser distinguidos por entre centenas de azeites internacionais, significa que os nossos azeites são mesmo de qualidade”.

O responsável destaca ainda o facto de “estas distinções certificarem e distinguirem a nossa aposta num azeite de qualidade que tem origem em olivais tradicionais, onde se tiram, de forma natural, todas as potencialidades e características do Alentejo e em especial da região de Borba.”

Recordamos que “Dom Borba – Selecção Azeite Virgem Extra”, é um azeite de categoria superior, obtido directamente de azeitonas unicamente por processos mecânicos. Obtido de azeitonas maioritariamente da variedade Galega e pequenas percentagens da variedade cobrançosa, o que lhe confere um sabor e paladar invulgar, o que torna o azeite extremamente elegante.