A cultura está de luto – Morreu Augusto Gomes dos Santos

Morreu AUGUSTO GOMES DOS SANTOS, sem dúvida e para mim uma das mais sonantes figuras do mundo do folclore português, e enquanto a saúde lho permitiu foi Presidente da respectiva Federarão Portuguesa, de que foi Fundador.
A CULTURA portuguesa está de luto!
Meia dúzia de linhas não servem para aqui deixar, mesmo em síntese, todo o percurso deste HOMEM BOM, que por varias áreas do BEM distribuiu a sua entrega, mas registemos que o mesmo em 1959 criou um grupo de trabalho para junto dos grupos de folclore evitar a adulteração das danças, cantares e trajos que se fazia sentir. A campanha é no entanto interrompida pela Revolução de Abril, e reiniciada em 1977 com a criação da Federação do Folclore Português.
Tive o privilégio de com ele privar em Colóquios, Palestras e Jornadas, algumas vezes em Montargil ,e muitas vezes nos encontrámos em Festivais por esse País fora. Colaborei com ele no espaço jornalístico do “Comércio do Porto”, assim como fui Conselheiro Técnico Regional por sua nomeação.
Entre dezenas de medalhas e homenagens, registemos:
Medalha de Mérito Cultural. pelo Ministro da Cultura. Dr.José Ribeiro Carrilho
Comenda de Mérito, pelo Presidente da República Dr.Jorge Sampaio;
Óscar do Folclore, pela Federação Internacional do Folclore;
Homem pequenino(mas parece que bailarino) costumava dizer que “se levantava para parecer que estava sentado”.
Lino Mendes

