ABERTURA DO CURSO 2018/2019 DA “UNIVERSIDADE” SÉNIOR   VILA VIÇOSA

Views: 153

ABERTURA DO CURSO 2018/2019 DA “UNIVERSIDADE” SÉNIOR   VILA VIÇOSA

     O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Viçosa foi palco da cerimónia de Abertura  do Curso 2018/2019 da “Universidade” Sénior Padre Joaquim Espanca, que se realizou no dia 13 de Outubro de 2018, contando com a presença muito expressiva de professores e de alunos.  

   Ora, não é demais recordar que a “Universidade” Sénior é uma instituição que nasceu em Fevereiro de 2008, com o objectivo de desenvolver actividades que permitam manter uma teia de relações culturais e sociais na comunidade onde se inserem os seniores, bem como  favorecer a partilha de conhecimentos e de experiências de vida. 

     Integraram a Mesa da Sessão de Abertura: Manuel Condenado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa; José Venâncio, representante dos alunos; e Licínio Lampreia, representante dos professores, tendo Ana Rocha, Adjunta do Gabinete de Apoio à Presidência, apresentado o evento. Manuel Condenado, ao iniciar o ciclo de intervenções, salientou o esforço colectivo que significa o desenvolvimento do projecto e abordou as inovações educativas e organizacionais significativas do Curso 2018/2019, com especial destaque para a criação de novas disciplinas, para o aumento do corpo docente e técnico,  para a introdução de novas actividades e para a renovação do Cartão do Aluno. Reiterou, ainda, a disponibilidade e o interesse da Câmara Municipal em continuar o labor de aperfeiçoar este projecto, que representa uma importante mais-valia para o seniores do nosso concelho. Concluíu, agradecendo a colaboração, a generosidade e a dedicação dos professores, assim como a confiança e a adesão dos alunos e das alunas. O segundo orador, José Venâncio,  salientou que a “Universidade” Sénior cumpre um labor cultural e social muito importante no âmbito da ocupação dos tempos livres, da partilha de experiências e de perspectivas de vida, contribuindo para minorar o isolamento.  Em seguida, deu o mote para uns momentos de boa disposição através da entoação do hino da “Universidade” Sénior, sendo acompanhado por muitos alunos e professores. Os trabalhos prosseguiram com a intervenção de Licínio Lampreia,  que apresentou uma comunicacão sustentada em dois temas nucleares, com  particular incidência  para o conceito de integração do indivíduo na sociedade dos nossos dias e para a apresentação do Plano de Actividades do Curso 2018/2019,  chamando a atenção para o seu carácter  flexível e diversificado, de acordo com os interesses e as motivações do público sénior.

  No âmbito desta cerimónia, foi distribuída documentação relativa aos horários, às turmas e a outros aspectos relevantes deste projecto. 

CMVV