Actividades da Teias – Rede cultural do Alentejo iniciaram em borba

Views: 1213

O Cine-Teatro de Borba integra, durante 2011 e 2012, a TEIAS – Rede Cultural do Alentejo. Trata-se de um projecto inter-regional, de programação cultural em rede, que reúne onze municípios (dez do distrito de Évora e Palmela), financiado pelo INalentejo, no âmbito do QREN.

Durante estes dois anos, as salas de espectáculos da rede irão acolher acções de serviço educativo e itinerâncias de agentes culturais locais, sediados nos municípios aderentes. Neste âmbito, Borba acolhe, em 2011, 12 acções de serviço educativo e 11 itinerâncias de agentes culturais locais, com entrada gratuita.

As actividades de serviço educativo decorrem no Complexo Cultural do Palacete dos Melos, que integra a Biblioteca Municipal, Oficina da Criança, Ludoteca e Espaço Internet. Neste âmbito, as actividades tiveram início esta Terça-feira, com Danças Tradicionais do Mundo, oficina de dança por Leónia Oliveira, para crianças dos 6 aos 10 anos. Entre 18 e 22 deste mês haverá Oficinas de Marionetas, por Ângela Ribeiro, para crianças dos 6 aos 12 anos, e na última semana do mês, nos dias 26 e 30 de Julho, realiza-se a actividade “Da Criação dos Sons à Imaginação das Cores”, pela Caixa de Pandora – Música e Artes Plásticas. Em Agosto, no dia 11, o Palacete dos Melos recebe “Um conto na floresta”, por Luís Macedo, para crianças dos 4 aos 9 anos, e “A Nova Bailarina”, pela Jangada de Pedra, dia 25, para crianças dos 6 aos 12 anos. No mês de Setembro, dia 01, decorre a actividade “Enquanto o Meu Cabelo Crescia”, por Produções Histórias Magnéticas – Real Pelágio, para crianças dos 6 aos 10 anos. No mês de Dezembro, dias 18 e 19, o Palacete recebe o “Curso de Escrita para Letras para Canções”, pelas produções Banana Royale, para maiores de 16 anos.

O Cine-Teatro recebe várias actividades teatrais e musicais. No dia 15 de Agosto, pelas 21.30 horas, será o palco da actuação do grupo de música tradicional portuguesa Alento do Alentejo, de Vila Viçosa. Em Setembro, recebe a peça de teatro “Chapéus há muitos”, pelo PIM Teatro de Évora, no dia 17 pelas 21.30 horas, o Fado ao Piano, com música de Mário Moita, dia 24 pelas 21.30 horas, e o Curso Breve de Teatro, pelo CENDREV, entre os dias 26 e 29, em horário pós-laboral. Já em Outubro, dia 8 pelas 21.30 horas, haverá um Concerto pelo Quarteto de Cordas do Eborae Música, dia 15 à tarde, Música para Pais e Filhos, pelo Foco Música, dia 22 pelas 21.30 horas, a peça “Palhacello”, pelo PIM Teatro de Évora, dia 29 pela tarde, AlgoRítmico, filme/concerto sobre a matemática pelo Space Ensembre, e entre 24 e 27, o Curso de Breve de Teatro, pelo CENDREV, em horário pós-laboral. Pelas artérias da cidade decorre a actuação do grupo Giga Bombos, dia 06 de Novembro à tarde. No mês de Novembro, o Cine-Teatro receberá dia 13, pelas 21.30 horas, os “Bonecos de Santo Aleixo”, pelo CENDREV, dia 19 pelas 21.30 horas, o espectáculo musical com o grupo de Cantares de Portel, e dia 26 de Novembro pelas 21.30 horas, a peça de teatro “Zaragatas em Chiozza”, pelo Theatron – Associação Cultural de Montemor-o-Novo. O último mês do ano contempla ainda várias actividades no Cine-Teatro. Dia 1, pelas 21.30 horas, actuação do grupo de música tradicional portuguesa “Seara Jovem”, de Viana do Alentejo, dias 5, 6 e 7, em horário pós-laboral, as Marionetas da Orada, um workshop de marionetas pelo Trulé (Investigação de Formas Animadas, de Évora), e dia 8, pelas 21.30 horas, “Cantigas ao Menino”, pela Associação Cultural Teatro do Imaginário, de Évora.

Comments: 0