Agrupamento de Escolas de Arraiolos distinguido em “Natal Amarelo”
São já conhecidas as seis escolas vencedoras do concurso “Sim, este ano o Natal é amarelo”, iniciativa desenvolvida pela Tetra Pak e pelo programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). A Escola EB 1 do Viso, distrito de Coimbra, no primeiro escalão, e o Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco, no segundo, assumem a liderança dos galardoados. Ambas irão receber 4.000 euros em equipamento para melhorar a sua postura ambiental.
Integrando os 10 mais votados, no respectivo escalão, em http://natalamarelo.simenoamarelo.pt, cada trabalho vencedor foi distinguido pelo júri de acordo com o cumprimento dos critérios. Originalidade da árvore, que tinha que ser maioritariamente amarela, qualidade na execução, pertinência da mensagem ambiental escolhida e a realização de acções de sensibilização ambiental envolvendo a comunidade escolar foram os requisitos avaliados.
À Escola EB 1 do Viso juntam-se, no primeiro escalão, o Semi-Internato de Santa Clara (Madeira) e Escola da Zibreira (Santarém), vencedoras do segundo e terceiro prémio, respectivamente. No segundo escalão, as escolas Secundária de D. Luísa de Gusmão (Lisboa) e EB 2,3 Abação (Braga), completam a lista de galardoados liderada pelo Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco.
“’Sim, este ano o Natal é Amarelo’ superou, em larga medida, as expectativas da organização. Para além dos projectos respeitarem as premissas do concurso, de forma notável, encontrámos vários trabalhos desenvolvidos pelas 400 escolas que mereciam também ser distinguidos”, explica Vera Norte, Directora de Comunicação da Tetra Pak.
Deste modo, o júri decidiu por unanimidade, reconhecer com menções honrosas, dez escolas: as escolas EB 1 Jean Piaget e JI Centro Escolar de Tarouca (distrito de Viseu), EB 2,3 de Alvarelhos e EB2,3 da Maia (Porto), EBI de Forjães e EB2,3 Gil Vicente (Braga), Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (Aveiro), EB2,3 Carlos Paredes (Lisboa), EB1/JI Frei Manuel Cardoso (Portalegre) e Agrupamento de Escolas de Arraiolos (Évora).
“Embora simbólicas, estas menções honrosas constituem a nossa forma de reconhecer um trabalho maior que a construção de árvores, a partir de embalagens Tetra Pak, envolvendo vários públicos numa mobilização comum para a importância das questões ambientais”, ressalta Vera Norte.
Em http://natalamarelo.simenoamarelo.pt, podem ser conhecidos de perto os três trabalhos vencedores dos dois escalões a concurso, “Jardim-de-infância + 1º Ciclo” e “2º e 3º Ciclo + Secundário + Profissional”. Estas escolas irão receber prémios no valor de 1.000, 2.000 ou 4.000 euros em equipamento. De acordo com as necessidades de cada uma, serão atribuídos mini-ecopontos e mobiliário reciclado bem como assegurada a plantação de árvores, plantas ou jardins, entre outras acções.
“Inserido na campanha “Sim, é no Amarelo”, este concurso procurava isso mesmo, remeter actividades criativas para uma dimensão maior, de envolvimento geral e consciencialização ambiental. Acreditamos que o sucesso da acção contribui para os nossos objectivos, contribuindo para o aumento da taxa de reciclagem das embalagens”, conclui Vera Norte.
O concurso “Sim, este ano o Natal é Amarelo” constitui a terceira fase de “Sim, é no Amarelo” – a campanha nacional de informação ambiental lançada pela Tetra Pak em Setembro de 2009 que já chegou a quinze municípios nacionais, a vários espaços comerciais e de exposição, tendo impactado mais de três milhões de pessoas, de norte a sul do país. Além das parcerias estabelecidas com diferentes Sistemas Municipais e Multimunicipais de tratamento de resíduos e Câmaras Municipais, este ano a empresa conta também com o apoio das Livrarias Bertrand que se associaram à campanha com a criação de um kit escolar de sensibilização ambiental.

