Agrupamento de Escolas de Grândola está entre as 23 escolas do país abrangidas no Plano Nacional de Cinema
O Plano Nacional de Cinema (PNC) vai ser implementado, em modelo, piloto durante o ano letivo de 2012/2013, em vinte e três escolas do país abrangendo cerca de três mil alunos.
Haverá uma escola por cada distrito, duas no do Porto, três no de Lisboa e três no de Faro. No distrito de Setúbal o Agrupamento de Escolas de Grândola foi o escolhido pelo Ministério da Educação e Ciência, com base em critérios que se prendem com a sua relação com projetos de educação para e através de diversas artes.
Em cada uma das escolas, o plano será desenvolvido por um professor coordenador, sob a direção e com a responsabilidade do diretor da escola ou do agrupamento.
O Plano Nacional de Cinema é um programa da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Educação e Ciência e abrange longas e curtas-metragens de vários géneros – cinema mudo, westerns, musicais, cinema de animação e documentário.
Enquadrado na Lei do Cinema, recentemente aprovada e seguindo a recomendação do Conselho Nacional de educação de dezembro de 2011 relativa à Literacia Mediática, o PNC pretende dotar os alunos do 2.º e 3.º ciclos e secundário de um conhecimento aprofundado acerca do panorama de arte cinematográfica, ao longo da sua história, e com vista a uma literacia que, de modo real, os transforme em cidadãos capazes de um olhar ativo sobre as imagens que quotidianamente os acompanham.
No próximo ano letivo, o plano poderá ser alargado a mais escolas do país, que se queiram associar ao projeto, e aos restantes níveis de escolaridade, incluindo os primeiros anos do ensino básico

