Alentejo mais florido com a 31ª Volta Crédito Agrícola Costa Azul

Views: 910

A “Alentejana” ganhou mais um dia com a realização da 31ª Volta ao Alentejo em Bicicleta Crédito Agrícola Costa Azul entre 20 e 24 de março. A prova retoma o figurino com cinco dias de competição e cinco etapas, num total de 802,4 quilómetros discutidos entre Castelo de Vide e Santiago do Cacém.

O maior acontecimento desportivo da região é organizado novamente entre PAD-Produção de Actividades Desportivas e CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central. Na edição deste ano serão também retomados os resumos televisivos diários de cada etapa em que serão protagonistas os 149 corredores que vão lutar pela vitória. Está garantido, todas as noites na RTP2, o espetáculo desportivo e o colorido do ciclismo que vai acontecer na planície, nas serras e no litoral alentejano.
Castelo de Vide à partida…
À semelhança do ano passado, o pelotão de 19 equipas tem encontro marcado na Praça D. Pedro V, no coração da medieval e pitoresca vila de Castelo de Vide de onde na quarta-feira, dia 20 de março, às 11h20 irá partir em direção a Marvão. Esta primeira etapa, com 167 quilómetros, poderá ser também uma das mais duras devido aos dois Prémios de Montanha assinalados já no final da tirada; uma contagem de 3ª categoria ao quilómetro 154,6 em Monte Paleiros e a subida ao Marvão de 2ª categoria a 755 metros de altitude que coincide com a meta da etapa inaugural da prova. Pelo caminho os corredores podem amealhar pontos para a Camisola Verde “CA Seguros” nas três Metas Volantes instaladas no Crato, Monforte e Degolados.
No segundo dia, quinta-feira, dia 21, a concentração da caravana vai acontecer no Complexo Desportivo Municipal de Sousel de onde vai partir para um percurso de 172,1 quilómetros, pontuado por Metas Volantes em Vila Viçosa, Redondo e Reguengos de Monsaraz e por uma contagem de Montanha de 3ª categoria em Monsaraz. A etapa ficará concluída pouco antes das 16 horas no centro de Portel.
Vidigueira será palco de partida para o terceiro dia de competição da 31ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola Costa Azul, na Sexta-feira, dia 22 de Março. A tirada mais longa deste ano totalizará 174,6 km iniciados quando o pelotão sair do Terminal Rodoviário. Este será um dia dedicado aos roladores. Sem qualquer contagem para a Camisola Grená “Vidigueira Cidade do Vinho 2013” que vai consagrar o melhor trepador, o dia será animado com as Metas Volantes da Vidigueira, quando o pelotão fizer uma segunda incursão pelo centro urbano, de Serpa e Mértola. Após uma primeira passagem na vila banhada pelo Guadiana, as bicicletas terão ainda de percorrer quase 50 quilómetros até cruzarem a linha de chegada marcada na Avenida dos Bombeiros, em Mértola.
Com a entrada no fim-de-semana, a caravana da “Alentejana” vai aproximar-se cada vez mais do litoral. No sábado, dia 23, o pelotão terá pela frente 153,3 quilómetros com partida marcada para a Avenida 25 de Abril, em Ourique, às 11h20. Com Metas Volantes instaladas em Castro Verde, Aljustrel e Zambujeira do Mar, a quarta etapa irá terminar na Rua de Circunvalação, em Odemira, sem que o pelotão tenha enfrentado, mais uma vez, qualquer Prémio de Montanha.

…Santiago do Cacém à chegada
Para encontrar o vencedor da prova e o último homem a vestir a Camisola Amarela “Crédito Agrícola Costa Azul” faltará apenas mais um dia de competição. Os derradeiros 135,4 quilómetros vão começar no domingo, 24 de março, em Vila Nova de Santo André, e terminar em Santiago do Cacém. A etapa que terá a particularidade de ser a mais curta da edição deste ano funcionará em circuito com as três Metas Volantes a coincidir com o ponto de partida, a Avenida de Sines, em Vila Nova de Santo André. Neste último dia haverá cinco Prémios de Montanha de 4ª categoria, tantos como as vezes que os corredores passam junto ao Pavilhão Municipal de Santiago do Cacém. Após os 135,4 quilómetros haverá festa para consagrar o vencedor da 31ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola da Costa Azul.
Equipas Inscritas:
Carmim – Tavira (POR Continental)
Bontrager Cycling Team (USA Continental)
Rádio Popular – Onda (POR Continental)
Team Optum (USA Continental)
LA Alumínios – Antarte (POR Continental)
Cycling Team The Rijke – Shanks (HOL Continental)
Efapel – Glassdrive (POR Continental)
Rabobank Development Team (HOL Continental)
Louletano – Dunas Douradas (POR Continental)
Bank BGZ Team (POL Continental)
OFM – Quinta da Lixa (POR Continental)
Alpha Baltic –UnityMarathons.com (LTV Continental)
Cartaxo – C.C. JM Nicolau (Sub-23)
Etixx – Ihned (CZE Continental)
Anicolor – Mortágua (Sub-23)
Lokosphinx (RUS Continental)
Liberty Seguros – S. M. Feira – KTM (Sub-23)
Zappi’s Pro Cycling Team (GBR Sub – 23)
Maia – Bicicletas Andrade (Sub-23)

Uma “Alentejana” danada
É uma tradição reforçada de ano para a ano e motivo para apaixonar discussões entre os aficionados do ciclismo português: ainda nenhum corredor conseguiu vencer por duas vezes a prova alentejana que tem pergaminhos enraizados na velocipedia nacional. Da lista de inscritos deste ano apenas Sérgio Ribeiro poderá fazer história. O corredor natural de Matosinhos, que nesta temporada enverga as cores do Louletano/Dunas Douradas, alcançou a vitória na Volta ao Alentejo, no ano de 2006 sendo também o último português a fazê-lo. À semelhança do ano passado, a equipa russa Lokosphinx, irá participar na corrida, mas desta vez sem o jovem vencedor Alexey Kunshin.
Últimos Vencedores:
2012 – Alexey Kunshin (Lokosphinx); 2011 – Evaldas Siskevicius (Pomme Marseille); 2010 – David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira); 2009 – Maxime Bouet (Agritubel); 2008 – Hector Guerra (Liberty Seguros); 2007 – Manuel Vazquez (Andalucia Cajasur); 2006 – Sérgio Ribeiro (Barbot-Halcon)
A 31ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola Costa Azul é uma organização conjunta da PAD e da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central com o patrocínio do Crédito Agrícola da Costa Azul, CA Seguros, Vidigueira Cidade do Vinho 2013, RTP, edp, KIA, Delta Cafés, INATEL, Rádio Renascença, Sociedade Comercial do Vouga, CISION, ADWAY e Instituto Geográfico do Exército e o apoio dos municípios de Castelo de Vide, Marvão, Sousel, Portel, Vidigueira, Mértola, Ourique, Odemira, Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de V. Nova de Stº André, bem como, a ERT do Alentejo, ERT do Alentejo Litoral e a CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.