Alunos do secundário conheceram Laboratório de Arqueologia da Universidade

Views: 82

Alunos do secundário conheceram Laboratório de Arqueologia da Universidade
Um grupo de  alunos de 12º ano da Escola Secundária Gabriel Pereira realizou uma visita ao laboratório de arqueologia da Universidade de Évora (Palácio do Vimioso),  esta manhã (23 de Outubro), para conhecer melhor o trabalho ali realizado.

Esta atividade, no âmbito do Projeto Missão Ciência & Arte, foi orientada pela Professora Leonor Rocha que lhes deu mais pormenores sobre o curso de Arqueologia e sobre esta ciência que, nas últimas duas décadas, se distancia cada vez mais da História e se aproxima das Ciências Exactas, como sejam a Física e a Química, entre outras, devido à investigação ciêntifica de que se serve para conhecer com mais precisão o passado.

Um trabalho que em Évora recorre com frequência ao Laboratório Hercules/Universidade de Évora, um dos mais conceituados laboratórios de ponta da União Europeia. O mestrado em Arqueologia (indispensável para aceder à profissão) tem também a vertente Erasmus, que beneficia de fundos comunitários e permite, através de um sistema de quotas, que estudantes de todo o mundo possam fazer uma parte da sua aprendizagem neste domínio na Universidade de Évora.

Alguns achados de outras épocas foram também dados a conhecer a estes alunos do secundário que vieram acompanhados da Professora Isabel Carreira, tendo inclusive ficado já agendada com a Câmara Municipal uma visita à Grande Anta do Zabujeiro, um dos mais importantes monumentos megalíticos da Península Ibérica situado no Concelho de Évora e acerca do qual foi feita referência nesta visita de estudo. Ainda se equacionou a possibilidade de visita de estudo ao Laboratório Hércules.

 

O encontro finalizou com explicações sobre a utilidade do projecto para os jovens fornecidas pela técnica camarária que faz a ligação entre Câmara/Cidade, a Universidade e a comunidade escolar.

CME