Ambilital inaugura centro de Gestão de Resíduos

Views: 4556

Investimento de mais de 7 milhões de euros vai abranger 116 mil pessoas

A Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico por Compostagem da Ambilital, que vai servir a população dos Municípios de Grândola, Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Sines, Odemira, Aljustrel e Ferreira do Alentejo  é inaugurada na próxima segunda-feira, 28 de Fevereiro, às 10h30.

Este novo equipamento que vai servir cerca de 116 mil pessoas, e representa um investimento total de 5 116 566, 68 €, comparticipados pelo FEDER em 70%, consiste no tratamento dos resíduos indiferenciados, através de uma separação dos materiais recicláveis como plástico, metais, vidro ou cartão e da valorização dos residuos orgânicos, como restos de comida e resíduos de jardins, que são transformados em composto para utilização agrícola e florestal.

A Unidade a ser inaugurada permitirá cumprir metas ambientais de aproveitamento dos materiais orgânicos, evitando a deposição destes resíduos em aterro.

Será também inaugurada uma linha de triagem automática de embalagens plásticas e metálicas provenientes da recolha selectiva, (investimento de 735 mil euros comparticipado em 57% pelo Inalentejo/Qren), e uma nova unidade de tratamento de residuos de construção e demolição (investimento de cerca de 1 milhão e duzentos mil euros).

A AMBILITAL, EIM, Investimentos Ambientais no Alentejo, é a empresa responsável pelo Sistema Intermunicipal de Gestão de Resíduos da AMAGRA, que integra os Municípios de Grândola, Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Sines, Odemira, Aljustrel e Ferreira do Alentejo.

Comments: 0