Anunciados em Évora os vencedores dos prémios REGIOSTARS 2022

Views: 80

A Comissão Europeia anunciou no dia 17 de novembro, em Évora, os vencedores da edição de 2022 do prémio REGIOSTARS que recompensa os melhores projetos apoiados da política de coesão na UE. Após uma votação pública, a Comissária responsável pela Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, apresentou os prémios aos vencedores.

O primeiro lugar foi para o projeto de «reabilitação e recuperação» da Cittadella Gozo, em Malta. O projeto envolveu a restauração e a reabilitação de estruturas internas nas paredes da cidade antiga e fortificada. Hoje, graças ao novo centro de visitantes e à melhoria dos acessos, este marco impressionante atrairá mais turistas e será possível tirar o máximo partido do seu potencial.

O segundo lugar foi atribuído a um projeto-piloto e-Escolas. Este projeto distribuiu equipamento TIC e ferramentas de ensino digital entre 151 escolas primárias e secundárias na Croácia. Ajudou 10 % das escolas do país a aumentar as competências na utilização das TIC no ensino e na aprendizagem. Juntamente com o apoio contínuo e a formação de professores e diretores, a abordagem global daí resultante ajudou a assegurar a sustentabilidade do projeto a longo prazo.

O terceiro lugar foi atribuído ao «Programa de Construção Sustentável, PICSA, na Andaluzia». Este projeto ajudou a revitalizar o setor da construção na Andaluzia, Espanha, mediante a introdução de economias de energia e de mais energias renováveis nos edifícios existentes. O projeto melhorou igualmente a competitividade das empresas de construção locais e mitigou a pobreza energética das famílias com baixos rendimentos.

Contexto

Os Prémios REGIOSTARS são organizados anualmente pela Comissão desde 2008. Tornaram-se o rótulo de excelência da Europa para projetos financiados no âmbito da política de coesão da UE, que apresentam abordagens inovadoras e inclusivas no domínio do desenvolvimento regional. Todos os anos, centenas de projetos concorrem em cinco categorias, com um tema específico em cada edição. O prémio do público permite que os cidadãos votem no projeto favorito entre os finalistas.

A partir de 2023, as categorias articular-se-ão em torno dos objetivos políticos do período de programação de 2021-2027. Além disso, o processo de seleção decorrerá em duas fases, sendo os finalistas de cada categoria convocados para uma fase final perante um júri, no decurso da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios. As cerimónias de entrega dos prémios realizar-se-ão de forma rotativa nos Estados-Membros. Em 2023, a cerimónia de entrega dos prémios decorrerá em Ostrava, na Chéquia.

Para mais informações

Prémios REGIOSTARS

Imagem/texto: Representação da Comissão Europeia em Portugal

 

Outras informações sobre a UE:

EUROPE DIRECT Alto Alentejo

Tel. 245 301509; E-mail: europedirect@ipportalegre.pt

Rede EUROPE DIRECT | Cofinanciado pela União Europeia