Arronches: Equipa de Sapadores Florestais consignada ao Município

Views: 550

Protocolo entre o Município e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo foi assinado na tarde desta quarta-feira.

Criado em 1999, o Programa de Sapadores Florestais veio reforçar as estruturas de prevenção e de combate existentes até então, através da ação conjugada de esforços das diferentes entidades empenhadas na defesa da floresta contra incêndios. Este Programa enquadra equipas constituídas por trabalhadores especializados com perfil e formação adequados ao exercício das atividades de silvicultura e defesa da floresta.

No início do ano transato foi aberto o Concurso para Apresentação de Candidaturas para a Criação de Equipas de Sapadores Florestais ao qual se candidatou a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, tendo sido deliberada pelo Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas a criação de uma Brigada de Sapadores Florestais no distrito, constituída por três equipas de sapadores florestais cujo titular é a CIMAA.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo estabeleceu depois protocolos de colaboração com as autarquias, entre os quais o Município de Arronches, às quais ficarão afetas as equipas da Brigada de Sapadores Florestais, as suas renumerações, seguros, equipamentos e respetivos veículos.

Desta forma, nesta quarta-feira, dia 24 de julho, nos Paços do Concelho de Arronches procedeu-se à assinatura deste protocolo de colaboração, tendo sido rubricado o contrato pela presidente do Município, Fermelinda Carvalho, que, acompanhada pelo vice-presidente João Crespo e pelo vereador e técnico do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, Nelson Velez, recebeu o técnico do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal e Líder de Brigada, Carlos Lourenço, para oficializar este acordo.

Este protocolo consigna ao Município de Arronches a equipa de Sapadores Florestais com o código SF 19-182, num acordo que visa o investimento mensal por parte da Câmara de 7.500,00€.

CMA