«As “Festas do Povo de Campo Maior” passam a estar inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

Views: 107

Em comunicado enviado à imprensa, a Direção Geral do Património Cultural dá conta da “Inscrição das Festas do Povo de Campo Maior no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, que passamos a citar.
«As “Festas do Povo de Campo Maior” passam a estar inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, na sequência de decisão favorável da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) ao pedido apresentado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Um dos fundamentos para a classificação foi a importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial, enquanto reflexo da identidade da comunidade em que esta tradição se originou e se pratica.

Foram igualmente consideradas a produção e a reprodução efetivas que caraterizam esta manifestação do património cultural na atualidade, traduzida em práticas transmitidas intergeracionalmente no âmbito da comunidade de Campo Maior, com recurso privilegiado à oralidade.

Concluído o procedimento de inventariação das “Festas do Povo de Campo Maior”, a respetiva Ficha de inventário será oportunamente disponibilizada na página eletrónica de acesso ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.»

O Município de Campo Maior congratula-se com mais este passo decisivo rumo ao grande objetivo de reconhecer as nossas Festas do Povo como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Este é o fruto de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos entre o Município de Campo Maior, a Associação das Festas do Povo e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

CMCM