As tradicionais festas do Senhor Jesus da Piedade e Feira de São Mateus

Views: 224

As tradicionais festas do Senhor Jesus da Piedade e Feira de São Mateus decorrem de 20 a 29 de setembro, no recinto do Parque da Piedade e nestes dias são esperados milhares de romeiros, num evento com cerca de três séculos de existência.

As festas da cidade arrancam no dia 20, com a Procissão dos Pendões, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Coelho, uma das maiores manifestações religiosas do país, que atinge, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão.

No palco principal vai poder assistir aos concertos de bandas e artistas nacionais, iniciando-se com Fernando Daniel, logo no dia 20, assim como o artista elvense Chocko; no sábado, dia 21, sobe ao palco José Cid, que recentemente foi agraciado com o Grammy Latino, de excelência musical, e a banda Soversion.

No dia 27 sobe ao palco o Deejay Telio, e os elvenses Double Mars, encerra o palco principal, no dia 28, a mítica banda nacional Xutos&Pontapés, sendo que neste dia passam ainda pelo palco os Made IN. Os concertos na zona de espetáculos têm início às 23 horas.

Ainda no âmbito da música, na Praça da Feira vão atuar os grupos elvenses com música popular e fado. Todos os espetáculos neste local serão gratuitos e as atuações começam a partir das 21.30 horas. Está prevista a atuação dos Filhos da Madrugada, fadistas elvenses, duo musical Hélio e Eurico, Moura Encantada, duo Jorge&Célia, Brigada 14 de Janeiro, grupo A.R. Musical e Rumo ao Sul e Aire Andaluz.

Durante 9 dias, no recinto das festas, no Parque da Piedade, vão estar também stands de exposição institucional, artesanato e gastronomia.

A organização das festas e da feira está a cargo da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, sendo que a Câmara Municipal de Elvas promove a Expo São Mateus, naquela que será a nona edição do certame e que apresenta uma mostra de actividades económicas, além de áreas destinadas à gastronomia, venda de produtos regionais e instituições.

A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e o programa dos festejos inclui cerimónias religiosas, espectáculos musicais, tauromáquicos e pirotécnicos, provas desportivas e exposições.

A tradição do certame e a devoção dos fiéis ao Senhor Jesus da Piedade são as principais características do evento.