Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal

Views: 140

Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal com 182 pilotos em automóveis, motos, quads e ssv

A Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal vai realizar-se entre os dias 24 e 26 de maio em Reguengos de Monsaraz. 182 pilotos em automóveis, motos, quads e ssv vão disputar a vitória nesta prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz.

Esta é a trigésima primeira edição da segunda prova mais antiga do calendário do todo-o-terreno e uma das maiores manifestações desportivas realizadas no Alentejo, juntando anualmente milhares de pessoas durante o prólogo e nos dois setores seletivos da competição. A baja vai ser disputada por 48 pilotos em automóveis, entre os quais Alexandre Ré (primeiro classificado na geral do campeonato), João Ramos, Nuno Matos, Pedro Dias da Silva, André Amaral, Georgino Pedroso (líder do campeonato T2), João Rato (líder do campeonato T8) e quatro pilotos espanhóis, com destaque para o campeão espanhol de T8, Borja Rodrigues.

Em competição vão estar 55 motos com os principais pilotos que estão a disputar o campeonato, incluindo Sebastian Bühler e António Maio, que participaram no Rali Dakar 2019. Haverá também nove quads em prova e 70 ssv’s, que constitui o record de participações nesta categoria em provas do campeonato deste ano.

A Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal é a terceira etapa do nacional de automóveis e a quinta do calendário de motos, quads e ssv. A baja vai pontuar para o campeonato nacional de todo-o-terreno nas categorias T1, T2 e T8, para a Taça de Portugal de Todo-o-Terreno, para os troféus CAN AM, Polaris e Yamaha e para a 2ª edição do Troféu Terras do Grande Lago Alqueva, iniciativa conjunta com o Motor Club Villafranca de los Barrios (Espanha) que contempla a realização de duas provas, nomeadamente a Baja TT de Reguengos de Monsaraz e o Rally TT Baja Dehesa de Extremadura, que decorre de 7 a 9 de junho. Vai ser também disputado o Troféu Pilotos do Concelho de Reguengos de Monsaraz, que terá 12 concorrentes na partida e atribuirá prémios aos três pilotos melhor classificados em moto.

Nesta edição, a maior parte do percurso da prova localiza-se no concelho de Reguengos de Monsaraz, terá 22 quilómetros de novos troços e uma zona espetáculo na Herdade das Areias, local onde decorre o prólogo. Pelo terceiro ano, a prova vai ter uma cerimónia de partida no centro da cidade.

Na tarde de sexta-feira, dia 24 de maio, realizam-se as verificações técnicas e pelas 21h30 todas as viaturas vão passar pelo palanque instalado na Praça da Liberdade. Durante a cerimónia vão ser homenageados os fundadores da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense com a entrega de uma placa alusiva aos 30 anos da prova.

Na manhã de sábado, dia 25 de maio, realiza-se o prólogo de oito quilómetros na Herdade das Areias. Às 8h parte o primeiro concorrente em motos e às 10h50 o primeiro automóvel. À tarde decorre o primeiro setor seletivo com 152 quilómetros de percurso para todas as viaturas. Às 12h será dada a partida para o primeiro piloto em moto e às 16h30 para o de automóveis.

No domingo realiza-se o segundo setor seletivo com um percurso de 152 quilómetros para os automóveis e de 78 quilómetros para as motos. A partida para as motos é às 8h e para os automóveis às 10h45. O palanque de chegadas vai estar no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz, local onde vai decorrer a partir das 13h30 a cerimónia de pódio com a entrega dos prémios para os pilotos de motos, quads e ssv’s e a partir das 15h30 para os de automóveis.

CMRM