Banda Filarmónica Simão da Veiga atua para crianças no Castelo de Elvas

Views: 876
Um concerto didático, pela Banda Filarmónica Simão da Veiga, da Casa do Povo de Lavre, decorre este domingo, 22, a partir das cinco da tarde, no Castelo de Elvas, numa iniciativa da Direção Regional de Cultura do Alentejo, no âmbito do programa de comemorações de outubro Mês da Música.

A iniciativa marca o encerramento da 6.ª edição do Programa Sensibilização para a Educação Patrimonial – 2017, num concerto dirigido a famílias e crianças. Uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

A Banda, inicialmente constituída como Sociedade Fraternidade Simão da Veiga Simão Luís da Veiga, ilustre pintor março de 1995, uma reorganização profunda integraria a Banda na Casa do Povo de Lavre, condição que ainda hoje mantém. Conta com uma intensa, diversificada e profícua a atividade, sobretudo nas últimas décadas, em que para além da participação em dezenas de Encontros de Bandas, cerimónias oficiais, concertos didáticos, corridas de touros, programas de intercâmbio e festividades religiosas e profanas e da organização de atividades formativas diversas esteve em eventos fora do país.

Atualmente, a Banda de Lavre, alimentada pela sua pujante Escola de Música, integra cerca de 50 instrumentistas e é dirigida, desde setembro de 2015, pelo Maestro Rui Ferreira, natural de Lavre, iniciou os seus estudos musicais em 1992 na Banda Filarmónica Simão da Veiga da Casa do Povo de Lavre, estudando trombone com o professor Manuel Gaspar. Frequentou a Academia de Amadores de Música Eborense, integrado na classe do professor António Santos

CME