Beirã/Marvão-Concentração a favor das ligações ferroviárias no Alto Alentejo e Extremadura Espanhola
Comunicado:
14 de Agosto – Concentração na estação de caminhos de ferro da Beirã (Marvão)
Quercus participa na concentração a favor das ligações ferroviárias no alto Alentejo e Extremadura Espanhola
Hoje, dia 14 de agosto (terça-feira), pelas 12h30, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza estará presente na Estação de Caminhos de Ferro da Beirã, concelho de Marvão, para participar na concentração a favor das ligações ferroviárias no Alto Alentejo e Extremadura Espanhola.
Os principais motivos que estão na origem desta concentração são o protesto contra o desaparecimento da circulação ferroviária entre Lisboa e Valência de Alcântara (Ramal de Cáceres) e o desvio do comboio hotel Lusitânia pela fronteira de Salamanca, a acontecer já no próximo dia 15 de agosto. Este momento servirá também para dar conta da discordância relativamente à supressão do tráfego de passageiros na linha do Leste, que liga Abrantes a Badajoz, passando pelas três cidades do distrito de Portalegre (Ponte de Sor, Portalegre e Elvas).
Neste sentido, diversas organizações de Portugal e de Espanha responderão ao apelo das populações de ambos os países para testemunhar o sentimento de indignação pelo fim de mais um serviço público, desta vez de transporte ferroviário, na região.
Por considerarmos, no caso do Ramal de Cáceres, ser importante alertar, uma vez mais, para a importância da manutenção de uma infraestrutura que nos serviu (a Portugal e Espanha) desde 1880, convidamos todos os que queiram mostrar a sua solidariedade com esta causa a participar nesta iniciativa, marcando presença na estação de Caminhos de Ferro da Beirã.
A Direção do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza