Bloco esquerda Elvas apoia a construção da barragem do Pisão

Views: 1363

Comunicado:

O Núcleo Concelhio do Bloco esquerda Elvas está a favor da construção da barragem do Pisão devido à água que é um bem público precioso, indispensável evital ao bem- estar social, à vida das populações e a todas as actividades humanas. Não há vida sem água. A água é vida. É saúde. É progresso.

É crescimento económico para o Distrito de Portalegre. Os recursos hídricos não são inesgotáveis. Por isso, é necessário preservá-los, controlá-los, defendê-los e geri-los de forma eficiente, responsável e sustentável. O ciclo da água liga todos os seres vivos.

As funções ecológicas, sociais e económicas são essenciais a toda a vida existente e têm de ser protegidas e asseguradas pelo Estado, garantindo a sua fruição comum e equitativa à geração actual e às gerações futuras. Ao longo dos anos esta barragem sempre teve um excesso de entraves à sua construção, e entendemos porque é que ao fim de tanto tempo a Barragem não avançou.

A iniciativa é importante porque é mais fácil defender um projecto que conhecemos, (…) temos de nos unir e saltar para o terreno. (…) não queremos que este seja um problema só da Câmara do Crato, senão é uma causa perdida. Tem de ser uma causa de todos nós e que a camisola seja vestida por todos. Este projecto não se restringe ao Crato e aos concelhos que o rodeiam, é importante para todo o território.

Vivemos tempos difíceis e um dos problemas do País está relacionado com a forma desequilibrada como foi desenvolvido, e por isso temos de potenciar todas as iniciativas com capacidade para criar emprego e inverter a perda populacional registada. (…) A Barragem do Pisão é um investimento que tem de ser visto pela forma como consegue garantir a sustentabilidade económica do território. A importância estratégica da sua construção é consensual. Água significa vida, futuro e desenvolvimento. O Mundo Rural precisa de água para preservar a actividade agrícola.

Apesar de caber ao Poder Local fazer pressão para a sua execução, a capacidade financeira transcende o plano das autarquias e por isso é preciso dizer que estamos num quadro comunitário de apoio que mobiliza para os15 municípios (entre 2007 e 2013) 48 milhões de comparticipação e 70 milhões de investimento FEDER. E parece-nos que este é o único investimento visível no nosso território. (…) Infelizmente há uma injustiça comparativa face às NUTS3 nas restantes regiões do Alentejo, onde ocorreram investimentos para além desta dimensão local.

Este é um argumento que nos tem que unir em prol do desenvolvimento do nosso território. Ao longo dos anos os órgãos dessa Freguesia sempre manifestaram o seu total apoio à construção desta barragem, o povo de Pisão e Monte da Velha sempre pugnou pela sua construção, independentemente de eventualmente serem prejudicados.

Lamentamos que ao longo de tantos anos não tenha havido vontade nem decisão política para a construção de um projecto sempre apontado como fundamental para o desenvolvimento da região.

Consideramos que, neste momento, não é fácil avançar, mas devemos acreditar que um dia será realidade e tudo faremos para o conseguir…!

Coordenador do

Núcleo Concelhio do Bloco Esquerda Elvas

Manuel Figueiredo