Bookcrossing no CCVEstremoz
Histórias com ciência aos sábados
No último sábado de cada mês, às 15h, no espaço Bookcrossing do Centro Ciência Viva de Estremoz, realizam-se sessões de contos, poesias, fábulas, histórias, versos e lengalengas, junto com divertidas actividades experimentais, sobre os mais variados temas da ciência.
Vulcões, dinossauros, gotinhas de água, animais, rochas e minerais entre outros, vão ser as personagens principais dos sábados à tarde.
Junte toda a família e amigos e participe!
Como já têm vindo a ser hábito, no último sábado de cada mês a ciência e os livros juntam-se no mesmo espaço e animam as tardes de sábado com muitas histórias e experiências. Este ano, vamos dedicar os sábados Bookcrossing a um romance muito especial e que acompanhou muitos de nós enquanto crianças, jovens e adultos, “O Principezinho” de Antoine Saint-Exupéry.
28 Maio – “O contabilista de Estrelas” | Constelações; construir um planetário
25 de Junho – “O acendedor de candeeiros ” | Viagem em Estremoz ao Sistema Solar!
30 de Julho – “O Geógrafo” | A dança dos continentes e os relevos do planeta Terra
BOOKCROSSING
O Bookcrossing, criado em 2001, é a maior biblioteca do mundo e conta já com 600 000 utilizadores, espalhados por todos os cantos do mundo, e 4 milhões de livros registados.
Qualquer pessoa pode ser membro, basta partilhar o gosto pela leitura e a paixão pelos livros, ao ponto de libertá-los para que outros os possam ler.
Os livros são deixados em lugares devidamente identificados – Crossing Zones – que podem ser desde cafés a instituições públicas. Uma Crossing Zone é assim um local onde se podem libertar livros e procurar outros que já estejam em viagem. As Crossing Zones encontram-se identificadas com cartazes alusivos ao Bookcrossing e registadas no site.
A comunidade bookcrossing chegou a Estremoz, ao Centro Ciência Viva de Estremoz. Aqui os utilizadores podem deixar os seus livros e levar outros em troca. As regras são simples, basta respeitar os 3 ‘erres’ do bookcrossing:
Registar: Registar um livro no site do Bookcrossing (www.bookcrossing.com), ao qual será atribuído um número de identificação (BCID), e criar um diário para esse livro.
Retribuir: Libertá-lo numa crossing zone para partilhá-lo com outros Bookcrossers. O ‘dono’ do livro libertado pode receber por mail as mensagens deixadas no site pelos Bookcrossers que leram o seu livro. Cada livro terá um diário onde é registada a sua viagem.
Re-ler: Porque os livros são para ler e re-ler, e assim as preciosas mensagens que contêm podem chegar a todos.
Para mais informações pode consultar o site do Bookcrossing em Portugal (www.bookcrossing-portugal.com) ou o site oficial (www.bookcrossing.com).

