Borba:Congresso da Pedra Natural destaca importância do design e da arquitectura

O GLOBAL STONE CONGRESS, que decorre de 16 a 20 de Julho, iniciativa que levará o Primeiro-ministro a Borba para presidir à cerimónia de abertura, dedicará um dia ao design e arquitectura. Para Marta Peres, directora executiva da Associação ValorPedra, as empresas do sector da Pedra Natural que apostam em inovação e competitividade estão a crescer e a exportar, pelo que o reforço da ligação do sector ao design e à arquitectura será um passo decisivo para a internacionalização do sector.
O GLOBAL STONE CONGRESS 2012 trará a Portugal os actores do sector da Pedra Natural. Trata-se de um congresso que se realizou pela primeira vez em 2005, iniciativa do Brasil, em Guarapari. O objectivo foi a criação de um fórum mundial de discussão e divulgação dos avanços científicos e tecnológicos no domínio da indústria da Pedra Natural. O sucesso do primeiro GLOBAL STONE CONGRESS, ditou a sua continuidade, sempre numa perspectiva global, contando já com 3 edições. A 2ª Edição foi realizada em Carrara, Itália (2008) e a 3ª Edição em Alicante – Espanha em 2010.
O sucesso deste Evento advém do facto de ser a única iniciativa, a nível mundial, que consegue juntar Entidades e Empresas de diversas áreas e diferentes países, em torno de discussões científicas e tecnológicas relacionadas com o Sector da Pedra Natural. Com uma presença média de 200 participantes e cerca de 40 congressistas, este Evento tem contribuído significativamente para a disseminação do que melhor se faz para o progresso do Sector.
Portugal tem agora a oportunidade de assumir a organização em 2012. E este é o momento mais oportuno. O Cluster da Pedra Natural foi reconhecido publicamente em 2008 e encontra-se a empreender uma Estratégia enquadrada na mobilização de todos os envolvidos neste Sector, tendo como objectivos finais a internacionalização, a sustentabilidade e competitividade do Cluster em Portugal. A Associação VALORPEDRA foi criada especificamente para a promoção e dinamização do Cluster da Pedra Natural e para a gestão do seu Programa de Acção. Neste sentido, desde o primeiro momento que assume a promoção da Organização do GLOBAL STONE CONGRESS 2012, por acreditar que a interacção criada por estas iniciativas potenciam o progresso tecnológico.