Borba: Design e a arquitectura marcam trabalhos
O design e a arquitectura são os temas em destaque, na quarta-feira, no terceiro dia de trabalhos do GLOBAL STONE CONGRESS 2012, iniciativa que trouxe ao Alentejo os principais actores da Pedra Natural de mais de uma dezena de países.
Este congresso, que desde a primeira edição – 2005, em Guarapari, Brasil – tem por objectivo a criação de um fórum mundial de discussão do sector da Pedra Natural e de divulgação dos avanços científicos e tecnológicos relevantes para a indústria. O sucesso da edição inaugural ditou a sua continuidade, sempre numa perspectiva global – Carrara, Itália (2008) e Alicante – Espanha (2010).
De acordo com os organizadores, a importância do evento, decorrer até sexta-feira, está intimamente ligada à capacidade de juntar instituições e empresas, de diversas áreas e diferentes países, em torno de debates em áreas relacionadas com a ciência e a tecnologia.
No que se refere ao design e arquitectura, o tema principal dos trabalhos de hoje, Marta Peres, directora executiva da Associação ValorPedra, entidade organizadora do Congresso, realça que as empresas do sector da Pedra Natural que apostam em inovação e competitividade estão a crescer e a exportar, pelo que o reforço da ligação do sector ao design e à arquitectura será um passo decisivo para a internacionalização do sector.
Portugal assumiu a responsabilidade de organizar a edição 2012. Com inscrições provenientes de Alemanha, Austrália, Brasil, Croácia, Egipto, Eslovénia, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido, Roménia e Turquia, o Congresso é especialmente dirigido a profissionais e especialistas do sector da Pedra Natural e, no caso português, decorre numa altura em que a indústria está particularmente focada na internacionalização.
A Associação ValorPedra destaca a importância dos apoios das Câmaras Municipais de Borba, Vila Viçosa e Estremoz para a realização da iniciativa, que pela primeira vez se apresenta numa versão itinerante.