Borba-Global Stone Congress abre portas ao turismo cultural
O Global Stone Congress 2012 (Borba, 16 a 20 de Julho) proporciona aos participantes de 16 nacionalidades um programa complementar que pretende mostrar Portugal e o Alentejo como destinos de excelência para os apreciadores de turismo cultural. Na abertura do evento, dia 16, e depois dos trabalhos em Borba, nas instalações do CEVALOR, os congressistas são convidados a visitar Évora, cidade Património Mundial, e a assistir, no Convento do Espinheiro, a um concerto a cargo dos Ensemble Melleo Harmonia e Grupo Vocal Olisipo.
«Rappresentatione di Anima et di Corpo», de Emilio de Cavalieri (1550 –1602), compositor italiano, preenche a noite marcada para o Convento do Espinheiro.
Melleo Harmonia é um Ensemble Vocal e Instrumental de geometria variável e cuja missão é a apresentação de obras musicais dos sécs. XVII e XVIII adaptadas a novas sonoridades, a partir de um estudo profundo da literatura musical da época. O Grupo Vocal Olisipo foi fundado em 1988 e é dirigido, desde a sua fundação, por Armando Possante.
O Global Stone Congress 2012 juntará em Borba, Vila Viçosa e Estremoz, empresários e técnicos ligados ao sector da Pedra Natural e oriundos de países como a Alemanha, Austrália, Brasil, Croácia, Egipto, Eslovénia, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Itália, Turquia, Índia, Reino Unido, Romenia e Japão.
A organização, a cargo da Associação VALORPEDRA, sublinha que a iniciativa surge num momento em que a indústria portuguesa da pedra natural está focada na internacionalização. Este Congresso, que já passou por Brasil, Itália e Espanha, será na edição 2012 itinerante entre Borba, Vila Viçosa e Estremoz. No primeiro dia, as sessões decorrerão nas instalações do Cevalor- Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais, em Borba. No dia seguinte, o palco escolhido para apresentação das comunicações será o cine-teatro Florbela Espanca (Vila Viçosa) e do dia 18 as sessões estão agendadas para o cine-teatro Bernardim Ribeiro (Estremoz). As Câmaras Municipais de Borba, Vila Viçosa e Estremoz estão envolvidas na organização e apoiam a parte social do evento, que conta igualmente com o apoio de unidades hoteleiras de referência.
Por exemplo, no segundo dia o almoço regional será realizado no Alentejo Marmoris Hotel & SPA (ainda a estrear e que só abrirá as portas para iniciativas relacionadas com o Congresso).


