Borba:Timor-Leste quer apostar na exploração de rochas ornamentais
Borba recebeu, no dia 18 de Maio, a visita do Ministro do Turismo, Comércio e Indústria de Timor-Leste, Gil da Costa Alves, para, em representação do Governo de Timor, assinar um protocolo de cooperação com o CEVALOR, com o intuito de potenciar a exploração de rochas ornamentais.
A assinatura deste protocolo resulta de vários contactos anteriores entre o Governo Timorense e o Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais (CEVALOR), tendo por base o interesse de Timor-Leste em apostar na extracção de rochas ornamentais. Este protocolo pretende, também, estimular a criação de parcerias entre empresas dos dois países na exploração destes recursos.
A assinatura deste protocolo marca o ponto de partida para o início da realização do trabalho de prospecção, que conta com o apoio técnico do CEVALOR. Brevemente, será enviada para Timor-Leste uma equipa técnica, pelo período de 12 meses, com o objectivo de proceder à identificação e prospecção dos afloramentos rochosos, à análise do estudo de viabilidade económica da exploração e à identificação do primeiro local onde se deve abrir uma pedreira. Uma das vertentes do acordo assinado prevê o acolhimento, por parte do CEVALOR, de timorenses no sentido de lhes prestar formação, de modo a capacitar recursos humanos para trabalhar na unidade de exploração.
O Presidente da Câmara Municipal de Borba acompanhou a visita do Ministro do Turismo, Comércio e Indústria de Timor-Leste e esteve presente na Cerimónia de assinatura do protocolo, onde afirmou que este é o princípio da concretização de uma série de iniciativas previstas para o lançamento do concelho de Borba e dos seus produtos a nível internacional.

