Câmara de Elvas, aprova voto, por maioria
Nota de Imprensa:

Câmara aprova voto, por maioria – Congratulação pelo Património Mundial
A Câmara Municipal de Elvas, na reunião de 11 de julho, aprovou um voto de congratulação pela classificação de Elvas a Património Mundial. O documento teve seis votos a favor (eleitos do PS) e um voto contra (eleito do PSD/CDS) e tem o teor seguinte:
Elvas obteve a classificação de Património Mundial em 30 de junho deste ano, no decurso da 36ª sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, que teve lugar entre 24 de junho e 6 de julho, em São Petersburgo, na Rússia. Anexamos a informação que já consta do site da UNESCO sobre este assunto.
Com esta distinção, foram classificados bens da nossa Cidade, como sejam as Muralhas Seiscentistas de Elvas constituem a maior fortificação abaluartada terrestre do mundo, o Aqueduto da Amoreira, Fortes da Graça e de Santa luzia, Fortins de São Domingos, São Pedro e São Mamede, cercas medievais, edifícios militares e o Centro Histórico da antiga praça-forte de Elvas.
Foi todo este conjunto que foi distinguido como Património Mundial, em função do trabalho de requalificação, preservação, reutilização e revitalização que tem sido levado a cabo nos últimos 19 anos.
No momento em que esta classificação foi obtida, a Câmara Municipal de Elvas deseja atribuir um voto de congratulação aos que contribuíram para esta distinção mundial:
– a todas as gerações de Elvenses que, durante muitos séculos, construíram todo este património;
– a todos os que conservaram, não destruíram, nem descaracterizaram todas estas construções, ao longo dos últimos séculos;
– aos que contribuíram para o trabalho de recuperação, reutilização e revitalização, desenvolvido das duas últimas décadas, no Centro Histórico e sua envolvente, que alicerçou este reconhecimento da UNESCO;
– a toda a equipa, técnica e política, que desenvolveu um trabalho sério e competente merecedor do reconhecimento de várias entidades científicas internacionais;
– ao senhor Embaixador de Portugal na UNESCO, pela defesa que fez, na cimeira de São Petersburgo, da candidatura de Elvas;
– por fim, a todos os Elvenses, que em termos individuais ou integrados em organismos colectivos, deram o seu contributo para Elvas poder ostentar este título mundial que tanto nos enche de satisfação e orgulho.
Propomos que este voto de congratulação seja remetido à Assembleia Municipal de Elvas, para votação por parte dos eleitos deste órgão.
Nesta sessão, foram aprovados cinco regulamentos que foram enviados à Assembleia Municipal: Regulamento Municipal de Teleassistência a Idosos, Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas por Mérito Académico, Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Secundário, Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior e Regulamento Municipal de Circuitos Turísticos em Trens com Cavalos em Elvas.
A Câmara Municipal de Elvas aprovou duas empreitadas a executar nos próximos meses: pavimentação de estradas e arruamentos em todos o Concelho, no valor de 1,2 milhões de euros, e Pavilhão Desportivo de Vila Boim, por 750 mil euros.
Nesta reunião, a Câmara aprovou a atribuição do título de “Tauromaquia Património Cultural Imaterial do Município de Elvas”, a ser enviado, para deliberação, à próxima sessão da Assembleia Municipal.
Atribuídos apoios à Paróquia de São Vicente e à Banda 14 de Janeiro.