Câmara de Moura e três empresas querem investir 40 ME numa central eléctrica termo solar
A Câmara de Moura e três empresas, duas portuguesas e uma alemã, querem construir uma central eléctrica termo solar naquele concelho alentejano, num investimento previsto de 40 milhões de euros que poderá criar 25 postos de trabalho.
O projecto está previsto num memorando de entendimento já assinado entre a Câmara de Moura, a empresa alemã SKY Enegy e as portuguesas TOM, Lda. e Lógica, esta municipal, que “visa a concertação de esforços para se criarem as condições necessárias para a construção da central”, explicou hoje à agência Lusa o presidente do município, José Maria Pós-de-Mina.
A central, que deverá ter 10 megawatts (MW) de potência instalada, ficará instalada num terreno com cerca de 15 hectares, cujo processo de escolha “deverá ficar concluído em Janeiro de 2009”, previu o autarca.
Segue-se a definição da estrutura de financiamento da construção da central “até ao final de Agosto de 2010”, para posterior “apresentação do projecto em concreto ao Ministério da Economia”, adiantou José Maria Pós-de-Mina.
A construção da central, estimou o autarca, deverá arrancar “assim que sejam emitidas as respectivas autorizações e licenças e garantida uma tarifa que permita viabilizar o projecto”.
LL.
Lusa/tudoben