Campanha de sensibilização sobre a segurança e a eficiência das instalações eléctricas

Views: 721

Certiel desafia portugueses a “usar bem a energia”

Sensibilizar para a importância da segurança e da eficiência energética nas instalações eléctricas das habitações portuguesas é o objectivo da campanha informativa que a CERTIEL – Associação Certificadora de Instalações Eléctricas lançou sob o mote “Usar bem a energia é um dever de cidadania”.

Com um cunho eminentemente pedagógico, a iniciativa pretende alertar para a problemática da segurança e da eficiência energética nas instalações eléctricas, especialmente naquelas construídas antes das novas regras técnicas entrarem em vigor, e dirige-se a profissionais, estudantes e à população em geral. Carlos Botelho, director-geral da Certiel explica que «esta é uma iniciativa dirigida a todos os portugueses, já que todos nós, todos os dias, utilizamos a energia eléctrica, pelo que todos temos o dever de a usar correctamente, de uma forma segura, e de garantir que não há desperdícios».

«Existem em Portugal 3,9 milhões de habitações com instalações eléctricas desactualizadas que não garantem segurança aos seus utilizadores, e onde se desperdiça muita energia eléctrica», continua este responsável. «Especialmente esta questão da segurança é muito importante. Estatísticas internacionais alertam para o facto de cerca de 90 por cento dos incêndios em edifícios terem origem eléctrica e, além deste risco, são inúmeras as consequências de uma instalação eléctrica pouco eficiente e insegura: curto-circuitos, choques eléctricos, danos e reduzida durabilidade dos materiais e electrodomésticos a ela associados, falhas ou picos de energia, entre outros».

São estes os riscos de uma instalação eléctrica antiga ou desactualizada, que pode ter estado durante anos sem qualquer intervenção ou que foi construída ao abrigo de legislação que esteve inalterada durante 30 anos (DL 740/74 entrou em vigor em 1975 e foi substituído em 2006 pelas RTIEBT).

«A Certiel é a entidade que a nível nacional está em melhor posição para avaliar o estado das instalações eléctricas do País, e também a entidade mais bem colocada para dinamizar uma campanha deste tipo, que se pretende seja de alerta e que sensibilize os portugueses para os problemas de segurança associados a uma instalação eléctrica antiga», justifica Carlos Botelho.

A iniciativa pretende também mostrar que a eficiência energética da casa não passa apenas por adquirir determinados comportamentos mais amigos do ambiente, como usar lâmpadas economizadoras, desligar os aparelhos em stand by ou desligar as luzes quando não se está na divisão, isto porque a própria instalação eléctrica, que distribui a energia eléctrica pela casa, pode ser uma fonte importante de perdas de energia.

A campanha “Usar bem a energia é um dever de cidadania” envolve diversas iniciativas como a oferta de instalações de microprodução a instituições de solidariedade social, acções de formação para profissionais e acções destinadas ao público em geral, entre outras. Já disponível está o website da iniciativa em http://www.certiel.pt/usarbemaenergia/ que disponibiliza informação sobre a segurança e eficiência eléctricas, e apresenta um filme que mostra, de uma forma prática, alguns exemplos de uso incorrecto da energia e situações de deficiente segurança.

Comments: 0