Campo Maior: Rondão Almeida, impõe “Primárias” e leva PS a mudar escolha de deputados

Views: 1237

Nota Imprensa:

 

RONDÃO ALMEIDA DEMOLIDOR

Impõe “Primárias”

e leva PS a mudar escolha de deputados

rondao_municipio
Foto: Arquivo

No Congresso Distrital da Federação de Portalegre do Partido Socialista, realizado sábado, dia 23 de Outubro, no Pavilhão Rui Nabeiro em Campo Maior, o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, com um discurso poderoso, enérgico e mobilizador, meteu ao rubro os 230 congressistas presentes.

A grande novidade deste Congresso foi a moção sectorial apresentada por Rondão Almeida que propôs aos congressistas uma mudança absolutamente radical e inovadora em Portugal, no método de escolha dos candidatos a deputados pelo Distrito de Portalegre.

A moção de Rondão Almeida foi aprovada no final da tarde por uma esmagadora maioria de 82% dos votos dos congressistas, coroada com a maior ovação do dia.

Nesta moção defende e vincula a Federação de Portalegre do PS a mudar radicalmente a forma de escolha dos candidatos a deputados. A partir de agora, a decisão sobre os candidatos socialistas será tomada depois da realização de uma sondagem aos cidadãos do Distrito em geral (e não apenas aos militantes do Partido), numa espécie de “primárias”, que dará a possibilidade de escolha à população.

Rondão Almeida defendeu que esta metodologia colocará fim a jogos políticos baseados em interesses pessoais que nem sempre conduziam à escolha dos melhores candidatos, e dará aos cidadãos uma participação activa nessa escolha, conduzindo a uma maior identificação da população com os candidatos a deputados.

Convém deixar claro, que o resultado expressivo de 82% conseguido por Rondão Almeida, não mostra a dificuldade que a aprovação de uma proposta deste cariz apresenta no seio político-partidário. Tanto assim é que, nunca uma medida semelhante foi aprovada pelo PS nem por qualquer outro partido político em Portugal.

Comments: 0