Candidatura do PS Nuno Mocinha

Views: 1308

Comunicado: PS

O Cine-Teatro Municipal de Elvas lotou, na noite desta segunda-feira dia 18, para assistir à Grande Festa do Partido Socialista, que deu por terminada a pré-campanha da candidatura liderada por Nuno Mocinha.

Uma noite de muitas emoções, em que muitas vezes se ouviu PS e Mocinha e as bandeiras esvoaçaram, o Cine foi pequeno para todos aqueles que quiseram apoiar Nuno Mocinha e a sua candidatura.

Presentes neste evento estiveram Guillermo Vara, presidente da Junta da Extremadura; D. Manuel Andrade, presidente do Ayuntamiento de Olivença; Eduardo Cabrita, do Secretariado Nacional do PS; Luís Moreira Testa, presidente da Federação Distrital do PS; do líder da Juventude Socialista de Elvas, André Cachola; o mandatário da candidatura Joaquim Mendes; e do candidato à Assembleia Municipal, Gaspar Magarreiro.

Depois do apontamento musical da noite, com a prata da casa, Rosa Maria Abrunheiro, Raquel Guerra, Inês Ramos, Ana e Rui Magarreiro, os irmãos Aparício e Gao Percussion, seguiu-se o momento mais aguardado da noite as intervenções.

André Cachola, presidente da JS de Elvas, começou por dizer que “vou falar com o coração”, referindo-.se a Nuno Mocinha “como um homem que trabalhou arduamente para melhorar as condições de vida na nossa cidade e no nosso concelho”. “Nuno Mocinha dignifica o cargo e é ele que queremos para os próximos quatro anos”.

Logo de seguida, interveio Lito Vidigal, treinador de futebol e apoiante da candidatura do atual presidente da Câmara, salientou que “Elvas é como uma grande família” e que “quando o Nuno me lançou o repto o que podes fazer por Elvas?, eu aceitei, na vida temos que tomar decisões e fazer opções. É por Elvas que estamos aqui todos juntos e ao lado de Nuno Mocinha”.

Sobre o candidato referiu ainda que “há muito anos que trabalha na Câmara e tem tido sempre a mesma postura, a mesma verdade e a mesma responsabilidade em todos os cargos, de liderança ou não. Uma característica que tem é a sua grande capacidade humana e isso é muito importante, é isso que me faz estar aqui hoje e com a candidatura de Nuno Mocinha, adiantou este elvense.

Luís Moreira Testa, presidente da Federação Distrital do Partido Socialista, começou por dizer que “exigimos Elvas melhor e para isto só há uma resposta, a que nos é dada pela candidatura do PS e do Nuno Mocinha”.

“Preparado e conhecedor”, é assim que define o líder da candidatura, salientando que “estes são atributos muito importantes, é um presidente humano e essa faculdade não há escola nenhuma que no-la entregue. O Nuno é do melhor que o país tem e sinto-me orgulhos, enquanto líder do PS no distrito, de contar com um presidente com estas características e esta qualidade”, explicou.

O presidente da Federação referiu ainda as enormes qualidades do autarca, que “foi capaz, ao mesmo tempo, de ser o líder de um distrito inteiro, pois para além de ser porta-voz de Elvas foi-o também de todo o distrito, como presidente da CIMAA. Nos últimos quatro anos foi capaz de elevar Elvas a um patamar que ele próprio desconhecia”, concluindo que “nunca, como hoje, o voto no PS fez tanta falta”.

Nesta noite, subiu também ao palco Guillermo Vara, secretário-geral do PSOE, que salientou a amizade que o une a Nuno Mocinha e que estava em Elvas para dar “o carinho, o afeto e o apoio do PSOE, para que, no dia 1 de outubro, ganhemos. Não esqueçamos nunca que quanto mais ganha o PS, mais ganham os cidadãos”.

Em jeito de conclusão da sua intervenção, Guillermo Vara lembrou um ditado do seu pai, “vota sempre na pessoa a quem deixarias as chaves da tua casa; eu deixaria, com toda a certeza, ao Nuno, uma pessoa preocupada com os elvenses e com o futuro e quando se vai votar, decide-se o futuro”, rematou.

Eduardo Cabrita, do secretariado nacional do PS, salientou ser “com grande honra e orgulho que vim trazer a Elvas, um grande abraço a Nuno Mocinha do secretário-geral António Costa e do partido”, referindo que “Nuno Mocinha nos últimos anos foi uma referência do que queremos fazer no Alentejo e no país, queremos coloca-los na estrada do desenvolvimento. É fundamental termos uma cidade e um concelho liderados pelo Nuno e como a grande porta de ligação a Espanha e à Europa”.

“Elvas vai ser com a ligação ferroviária, de Sines, com o comboio de mercadorias, com a linha que vai começar a ser construída, com a nossa plataforma de ligação grande mercado ibérico e europeu, o futuro”, anunciou Eduardo Cabrita.

O representante do Partido Socialista frisou que “precisamos de Câmaras mais fortes, de freguesias mais fortes, e por isso a descentralização é a verdadeira pedra angular da reforma do Estado e para isso precisamos de autarcas como o Nuno Mocinha, que não tenham medo de liderar a sua cidade, de liderar o Alto Alentejo e a parceria com a Extremadura espanhola”.

A grande ovação da noite foi para quando Nuno Mocinha subiu ao palco, que começou por agradecer “por estarem todos aqui hoje, por acreditarem, por dizerem presente e por lutarem pela vossa terra”.

Para além disso, agradeceu também “a todos os que nos acompanharam na pré-campanha e estou satisfeito, muito satisfeito, porque percorremos todo o nosso concelho, ouvimos as pessoas e de muita gente o que ouvi foi ‘força’”, “um agradecimento também ao Joaquim Mendes por ter aceitado ser o mandatário da nossa candidatura e ao Gaspar Magarreiro, nosso líder à Assembleia Municipal, bem como aos 190 candidatos que quiseram dar a cara pelo PS”.

Na sua intervenção, o candidato salientou que, nestes quatro anos, “reforçámos o apoio social para todos, desde a infância à Idade de Ouro, estando ao lado de quem mais precisa, apoiámos as Juntas de Freguesia, o movimento associativo, temos 120 associações no concelho e todas contaram com o nosso apoio, mas ainda temos muitos desafios pela frente”, sublinhou Nuno Mocinha.

Em termos de propostas, enunciou “ter os comboios de mercadorias, reforçar as valências do nosso Hospital. Tenho tentado em Lisboa conseguir financiar um investimento superior a 35 milhões de euros, que neste momento está aprovado em termos de fundos comunitários e é um projeto de todos. Precisamos de fazer uma Escola EB 2,3, completamente nova, em Santa Luzia, precisamos de ter o comboio de mercadorias e valorizar o nosso terminal e em conjunto com Espanha, que é de lá que vem a maior riqueza que temos”, acrescentou.

Sobre a aquisição dos prédios militares, explicou que a aquisição foi “aprovada por unanimidade, na anterior legislatura, receber os 30 prédios militares, mas foi na atual que efetivamente os comprámos, fui assinar, em Lisboa, no Ministério da Defesa, com o governo PSD às escondidas e hoje podemos orgulhar-nos, porque foi por causa dessa assinatura que hoje temos o Forte da Graça completamente recuperado e que já foi visitado por mais de 100 mil pessoas, temos os Quartéis e a Cisterna recuperados, as Casas dos Oficiais recuperadas e entregues às associações e na Casa de Reclusão e Convento de São Paulo vamos ter o Hotel da Vila Galé Elvas” sublinhou o candidato socialista.

A finalizar esta magnifica noite, Nuno Mocinha deixou um pedido. “A campanha não acaba hoje, e no dia 1 é importante que cada um de nós possa levar os seus amigos e familiares a votar, porque nós precisamos de todos os votos. Nestas eleições joga-se muito, não só o futuro do Nuno Mocinha, mas o futuro de Elvas e do concelho. Nas últimas eleições fomos a cidade, o concelho, que mais votou no Partido Socialista e nestas temos que continuar a ser o concelho que tem mais votos no PS e para isso precisamos da ajuda de todos”.

“Temos por diante um grande desafio, chegámos a um bom patamar, já não aparecemos nas notícias por razões negativas, mas sim positivas, como seja a inauguração do Forte da Graça, onde foi feito um noticiário dali, tivemos cá grandes eventos: o Campeonato Europeu de Ginástica Aeróbica, no nosso coliseu; o Portugal de Lés a Lés e esta é a forma que temos de dar a volta ao nosso concelho; não ficar dependente das transferências do Estado, mas com a realização de grandes eventos, com a recuperação do património, do turismo e assim conseguimos elevar Elvas. Prometo que irei continuar a trabalhar de igual forma, como fiz até agora. O meu compromisso é com todos vocês e acima de tudo com todos os elvenses”, concluiu Nuno Mocinha, sobre uma chuva de aplausos e bandeiras.

PS Elvas