Carnaval de Elvas celebra 28 anos com dimensão internacional, participação recorde e afirmação regional

Views: 93

Elvas prepara-se para viver, em 2026, a 28.ª edição de um Carnaval que há muito deixou de ser apenas uma festa local para se afirmar como um dos mais marcantes eventos do calendário festivo da região.

A apresentação decorreu na manhã desta sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, do Chefe de Gabinete Cláudio Monteiro, de representantes dos grupos participantes e dos reis desta edição.

A representação real é assegurada por dois jovens elvenses, que prometem trazer alegria e boa disposição a todos, e que são Luís Dias e Raquel Galvão, reconhecidos por levaram o nome de Elvas além fronteiras.

Desde a sua génese, o evento soube olhar para além das fronteiras administrativas e geográficas, assumindo naturalmente a sua vocação transfronteiriça. Ao longo dos anos, “a participação regular de comparsas provenientes das cidades vizinhas de Badajoz e Olivença tornou-se uma imagem de marca, reforçando os laços culturais entre territórios e atraindo milhares de visitantes a cada edição. Esta dimensão internacional não só enriquece os desfiles como contribui decisivamente para a projeção de Elvas enquanto destino cultural e festivo”, referiu o vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas.

Nos últimos dois anos, o Carnaval de Elvas conheceu ainda uma “nova dinâmica, com a integração de grupos de mascarados oriundos dos concelhos vizinhos, acrescentando diversidade, criatividade e maior envolvimento regional ao evento”, acrescentou Nuno Mocinha. A estes juntam-se centenas de foliões espontâneos, enchendo as ruas do centro histórico de cor, alegria e boa disposição.

O Chefe de Gabinete apresentou o programa do evento, salientando que é feito para dinamizar esta época e pensado de e para os elvenses, “aliando a tradição do carnaval com a inovação”, acrescentando que “é o único Carnaval Internacional do país e vamos continuar a apostar neste selo, pois Elvas nesta época, é um destino turístico de excelência”.

Tal como em anos anteriores são esperados “milhares e milhares de visitantes e turistas nestes dias, dinamizando assim a economia local”.

Este ano os grupos convidados são a comparsa Meraki, de Badajoz, e o o grupo da associação “Agora Quer’Arte”, de Campo Maior.

A edição de 2026 apresenta números expressivos que confirmam essa vitalidade. Estão previstos 10 carros alegóricos e a participação de cerca de dois mil elementos integrados em grupos organizados, número ao qual acrescem os inúmeros foliões que se juntam espontaneamente aos desfiles. Um envolvimento humano que transforma Elvas num verdadeiro palco a céu aberto, onde a festa se vive de forma intensa e coletiva.

O programa foi desenhado para abranger diferentes públicos e momentos, reforçando a centralidade do centro histórico e do Coliseu Comendador Rondão Almeida, espaços privilegiados da festa.

A 12, quinta-feira, pelas 9h30, arranca esta edição com o já tradicional desfile dos compadres e comadres, numa organização da Arkus, da Escola Secundária D. Sancho II e Universidade Sénior de Elvas.

Na sexta-feira, dia 13, acontece o desfile escolar, com a participação de um milhar de crianças, pelas 10 horas, e que prometem apresentar a sua criatividade a todos quantos se deslocam para ver os petizes e que termina na Praça da República com um espetáculo de animação pela Gota D’Arte.

Ainda na sexta-feira realiza-se o desfile coreográfico dos grupos de Carnaval de Elvas, no Coliseu, com início marcado para as 21h30. A noite prolonga-se com baile animado pela Orquestra d’ Balho, seguido da atuação do DJ Funk2you, prometendo um arranque vibrante das festividades.

No dia 16 de fevereiro, domingo, o Coliseu volta a ser ponto de encontro, desta vez com o tributo “Sai do Chão”, evocando sonoridades bem conhecidas do público, seguido da atuação do DJ FUA, a partir das 22h30, numa noite pensada para prolongar a animação para além dos desfiles.

Os tradicionais corsos carnavalescos terão lugar nos dias 14, 15 e 17 de fevereiro, sempre às 15h00, percorrendo o centro histórico de Elvas. É neste cenário único, marcado pelo património e pela vivência urbana, que os carros alegóricos, grupos organizados e foliões dão corpo à essência do Carnaval, num ambiente onde a proximidade entre participantes e público reforça o carácter popular e inclusivo da festa.

Integrada neste evento está ainda uma exposição intitulada “Carnaval Sem Fronteiras”, com curadoria de Filipe Belchior, patente de 9 a 17 de fevereiro, na Casa da Cultura de Elvas.

O Carnaval de Elvas 2026 afirma-se, assim, como um evento maduro, consolidado e em constante evolução. Mantendo a sua matriz internacional, alargando a participação regional e apostando numa programação diversificada, Elvas continua a demonstrar que sabe celebrar a tradição sem perder capacidade de inovação.

Uma festa que é já referência regional e que, edição após edição, reforça o seu lugar no panorama carnavalesco nacional.