Casas de Monsaraz vão ser reabilitadas para instalação do Centro de Acolhimento Turístico de Monsaraz

Views: 111

Casas de Monsaraz vão ser reabilitadas para instalação do Centro de Acolhimento Turístico de Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz vai reabilitar e adaptar as Casas de Monsaraz para instalação do Centro de Acolhimento Turístico de Monsaraz. Um investimento de cerca de 300 mil euros em três edifícios que vai permitir preparar os espaços para a realização de exposições, de residências artísticas e de eventos culturais e científicos no jardim e miradouro com vista para o Lago Alqueva.

As Casas de Monsaraz são propriedade da Universidade de Évora, entidade que assinou um contrato de comodato para a cedência gratuita dos imóveis à autarquia durante 10 anos, possibilitando assim a realização das obras e a instalação do Centro de Acolhimento Turístico de Monsaraz. Os trabalhos permitem também melhorar o posto de turismo da vila medieval.

Os edifícios incluem a que terá sido a Casa do Juiz de Fora, com dois pisos, e outros dois imóveis mais pequenos de piso térreo. A Casa do Juiz de Fora sugere com os seus volumes e características arquitetónicas ser uma construção quatrocentista, embora se encontrem diversos elementos e vestígios de épocas e estilos diferentes.

A autarquia candidatou o projeto “Centros de Acolhimento Turístico do Concelho de Reguengos de Monsaraz” ao FEDER no âmbito da operação “Centros de Acolhimento Turístico e Interpretativos de Évora e Alentejo Central”, focando a vila medieval enquanto principal núcleo de interesse turístico do concelho.