Castelo e Igrejas de Elvas vão estar abertas ao público mais tempo

Views: 3535

Nota de Imprensa:

Mais de 30 jovens vão dar informação

A Câmara Municipal de Elvas, na reunião de 13 de fevereiro, aprovou os protocolos que articulam a colocação de 31 jovens para a abertura do Castelo também aos fins-de-semana e de igrejas do Centro Histórico, todos os sete dias da semana. Estes jovens receberam formação específica para distribuição da informação pretendida, o que representa um investimento anual de 90 mil euros, por parte da Câmara Municipal. Os protocolos são assinados com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, Paróquias do Salvador, Alcáçova, Assunção e Caia e São Pedro, Ordem Terceira de São Domingos e Santa Casa da Misericórdia de Elvas.

Ainda no âmbito da divulgação turística de Elvas, foi aprovado o protocolo com a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria de Alcáçova, para as obras de recuperação da Igreja das Domínicas (Senhor Jesus dos Aflitos), com reparação da cobertura, pintura exterior e interior, recuperação de portas e janelas e de um acesso ao miradouro. Com estas obras, o templo fica visitável para turistas, além de mais bem conservado e mantido.

Nesta reunião, foi lançado concurso para a empreitada de construção de infraestruturas do Loteamento da Horta de São Pedro, entre a Piedade e o Revoltilho, em Elvas. Foi aprovado o projeto e decidido lançar concurso para a empreitada de construção de uma casa, em Barbacena, para ser instalada a sede da Associação Barbaris BTT. Vai ser executada a empreita dos arranjos exteriores no Lar de Santa Eulália e nos seus quartos complementares, pelo valor de 40 mil euros.

A Câmara aprovou o teor do contrato de comodato a celebrar com a Associação Voz Amiga da Terrugem, Agrupamento 1307 (Terrugem) do Corpo Nacional de Escutas e Junta de Freguesia de Terrugem, que regula a cedência do edifício escolar da Aldeia, recentemente recuperado pelo Município.

Deliberada a cedência da escultura “Sem Título”, de José Pedro Croft, do Museu de Arte Contemporânea, ao Palácio de Exposições e Congressos da Corunha (Espanha), para estar exposta de 21 de fevereiro a 13 de junho.

O Encontro Nacional das Universidades Seniores está marcado para 25 de maio, em Elvas, onde é esperada a vinda de cerca de um milhar de forasteiros. Antes disso, para 30 de abril, está prevista a realização de um encontro nacional de uma empresa de viagens e serviços, que junta duas mil pessoas no Coliseu José Rondão Almeida, em Elvas.