Centro de Dia e Lar de Degolados apresenta novas medidas de contingência

Views: 139

“A Instituição adotou no início de Março o seu plano de contingência para preparar a resposta e minimizar o impacto da epidemia Covid-19.

Este plano de contingência está em permanente apreciação e atualização, tendo em conta a evolução da pandemia, a crescente evidência científica sobre o assunto e a emissão de novas diretrizes da Direção Geral de Saúde.

Neste sentido, em aditamento às medidas já em curso ((https://bit.ly/3a3VQ2T)), foram adotadas as seguintes novas medidas:

1- Evitar neste período o serviço de enfermeiros que trabalhem em hospitais e outras unidades de saúde. Do grupo de enfermagem que presta serviços a tempo parcial na instituição, formado por cinco profissionais, ficaram ao serviço, apenas os dois enfermeiros, que não prestam serviços noutras Unidades de Saúde.

2- Evitar as entregas de medicação por parte dos familiares dos utentes, tendo-se solicitado às farmácias de Campo Maior que a entrega da medicação dos utentes na instituição, seja apenas feita por estas, com as devidas precauções de higiene e segurança.

3- Foi elaborada uma escala de serviço, com horário alternativo de 12 horas por turno, 2 turnos por dia, 12 dias de serviço consecutivo, com 4 funcionárias por turno. Este horário entrou em vigor hoje (25/03/2020) e funcionará durante o período de contingência, para reduzir o movimento de entradas e saídas de funcionários e possibilitar a permanência dos mesmos em casa 12 dias consecutivos, alternados com 12 dias de trabalho.

As medidas adotadas obrigam ao esforço acrescido por parte dos nossos funcionários, aos quais agradecemos diariamente a sua compreensão e colaboração, neste período em que requer a união de todos os nossos esforços, a nível pessoal e profissional.”