Programa das Comemorações dos 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas

Views: 482

As comemorações dos 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas decorrem ao longo de todo o mês de janeiro, com diversas atividades previstas e em diversas vertentes.

Assim sendo, as iniciativas têm início este sábado, 5 de janeiro, com o concerto de Nanã Sousa Dias, no âmbito do Art Fest Patrimónios, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, a partir das nove e meia da noite.

No dia 11, sexta-feira, há um concerto com João Tenreiro e Paulina Mirão, “Faias do Passado”, no mesmo local, também às nove e meia da noite.

A coletânea artística “Elvas à Vista” vai ser apresentada no sábado, dia 12, às quatro da tarde, no Cine-Teatro Municipal, a partir das quatro da tarde, tendo a participação da autora Graça Amiguinho e artistas convidados.

A 13 de janeiro, domingo, pelas 16 horas, no Auditório São Mateus, é exibido, em estreia, o documentário gravado em Elvas, “CELLULA”, de Luís Godinho, n o âmbito do Art Fest Patrimónios, numa viagem à descoberta de Elvas, a sua história e património.

O ponto alto das comemorações acontece, no feriado municipal, 14 de janeiro, segunda-feira, com o programa a ter início pelas 9.30 horas, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro. Meia hora depois, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10.30 horas, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco. As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início pelas 11 horas, seguindo-se pelas 12 horas, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.

À tarde, na Igreja da Sé acontece um Te Deum de Acção de Graças, com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado, a partir das 18 horas, e presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, culminando o programa comemorativo com o já tradicional Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro Municipal, pelas nove e meia da noite.

Neste dia é ainda assinalado o 141º aniversário do Centro Artístico Elvense, a partir das 15 horas, e o 64.º aniversário da Banda 14 de Janeiro, a partir das 19 horas, na sede da coletividade, na Rua Sá da Bandeira.

O programa prossegue no dia 17 de janeiro, quinta-feira, pelas 18 horas, com a inauguração da exposição de fotografia “Alentejos”, no âmbito do projeto Art Fest Patrimónios, na Casa da Cultura.

No dia 19, sábado, pelas 21.30 horas, decorre, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, o concerto com Joana Gonçalves & The Soul System.

No domingo, dia 20, vai para a estrada mais uma edição da Corrida e Caminhada das Linhas de Elvas. A caminhada, na sua 15ª edição, parte do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, e tem chegada no Estádio Municipal de Atletismo, pelas 10 horas. Uma hora depois tem início a 27.ª Corrida das Linhas de Elvas, também com partida do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas e chegada ao Estádio Municipal de Atletismo.

As comemorações prosseguem a 25 de janeiro, sexta-feira, com uma conferência, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, a partir das 18 horas, com o tema “Adelaide Cabete, um exemplo de cidadania”, pela Dra. Rosabela Afonso.

Ainda neste dia decorre o concerto de homenagem a “João Goes: 86 anos de Arte”, no Cine-Teatro Municipal, e que vai contar com vários artistas convidados, com início marcado para as nove e meia da noite.

O programa comemorativo encerra a 26 de janeiro, sábado, com o Concerto “Travessias – o fado e a lusofonia”, no Cine-Teatro Municipal, a partir das 21.30 horas.

 

 

CME