Comissão de Saúde da Assembleia da República analisou petição sobre Hospital de Elvas

O Comendador Rondão Almeida esteve no dia 18 de junho na Assembleia da República, em Lisboa, onde reuniu com a Comissão Parlamentar de Saúde, como primeiro subscritor da petição “Em Defesa do Hospital de Santa Luzia de Elvas e do Direito dos Doentes aos Serviços de Saúde”, que recolheu 11 mil 486 assinaturas.
Na reunião esteve também presente a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Dra. Elsa Grilo, assim como o Dr. Marco Matroca como peticionários. Contou também com a presença do Deputado Pedro Marques, outros Deputados e assessores parlamentares. A reunião foi presidida pelo deputado relator Dr. José Junqueiro.
O Comendador Rondão Almeida, primeiro signatário da petição apresentou os argumentos a favor da petição e explicou que os principais objetivos do documento são o de reclassificar o Serviço de Urgência do hospital, de Urgência Básica para Urgência Médico-Cirúrgica, o de permitir que os doentes dos concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa tenham a liberdade para escolher fazer as suas consultas, realizar os seus exames complementares de diagnóstico e receber todos os tratamentos e internamento no Hospital de Elvas, assim como que o Hospital mantenha todas as suas valências médicas a funcionar em pleno.
O Comendador Rondão Almeida referiu que “este tipo de petição tem de ser discutida em plenário. Antes dessa discussão, os peticionários têm de ser ouvidos pela Comissão Parlamentar da área da Saúde, foi o que fizemos hoje”.

