Consulta pública sobre economia circular e medidas de eficiência energética para telemóveis e tablets

Views: 186

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública relacionada com potenciais novas medidas de conceção ecológica e de rotulagem energética para telemóveis e tablets. O objetivo desta consulta é recolher as reações de todas as partes interessadas sobre potenciais novas medidas, bem como informações sobre os hábitos, preferências e escolhas dos utilizadores relacionados com a compra, utilização, reparação e reciclagem de telemóveis e tablets. Os resultados da consulta ajudarão a Comissão a avaliar a pertinência das novas medidas regulamentares, a fim de garantir que estes produtos se tornam mais eficazes e duradouros do ponto de vista energético.

Foram anunciadas novas iniciativas para abordar o ciclo de vida dos produtos e assegurar que os recursos utilizados são mantidos na economia da UE o mais tempo possível no novo plano de ação da Comissão para a economia circular, de 2020, incluindo possíveis medidas relativas aos telemóveis e aos tablets.
A Comissão publicou recentemente um estudo preparatório sobre a conceção ecológica dos telemóveis, telemóveis inteligentes e tablets que avalia a viabilidade de propor requisitos de conceção ecológica e de rotulagem energética para estes grupos de produtos. A Diretiva Conceção Ecológica permite estabelecer requisitos mínimos para os produtos melhorarem o seu desempenho ambiental em aspetos relacionados com o consumo de energia, consumo de água, níveis de emissão e eficiência dos materiais (economia circular).

A consulta pública permanecerá aberta até 23 de agosto de 2021. Pode ser acedida aqui.

 

Outras informações sobre a UE:

Europe Direct Alto Alentejo

Tel. 245 301509; E-mail: europedirect@ipportalegre.pt

Rede EUROPE DIRECT da Comissão Europeia