Concerto no Património celebra a criação musical contemporânea em Reguengos de Monsaraz
O Concerto no Património, com o Síntese – Grupo de Música Contemporânea em parceria com o Conservatório Regional do Alto Alentejo, vai decorrer no dia 6 de fevereiro, pelas 17h, no Auditório Alberto Janes, em Reguengos de Monsaraz. Fundado em 2007, o Síntese – Grupo de Música Contemporânea é um dos mais ativos na música contemporânea em Portugal, tendo estreado mais de 70 obras, maioritariamente encomendas a compositores portugueses ou radicados no país, de diferentes gerações e visões estéticas, como João Pedro Oliveira, Cândido Lima, Eduardo Luís Patriarca, Hugo Casco Reis, Sérgio Azevedo, Christopher Bochmann, Dimitris Andrikopoulos, Fernando Lapa, entre muitos outros.
Desde a sua criação organiza o festival Síntese, que conta com 19 edições e se tem destacado pela divulgação da criação musical contemporânea, associada a atividades pedagógicas e de proximidade com a comunidade. O Síntese – Grupo de Música Contemporânea tem dois registos discográficos, nomeadamente ”2010″, editado nesse ano e com obras de Christopher Bochmann, Amílcar Vasques Dias, José Carlos Sousa e Eduardo Luís Patriarca, e “Poiesis”, de 2019, com músicas de António Chagas Rosa, Christopher Bochmann, António Pinho Vargas e Fernando Lapa.
O grupo tem levado a sua música a diversos países, como Espanha, França, Brasil, Chéquia, Itália, Cuba, Grécia e China. Durante a sua atividade tem mantido colaborações com municípios, conservatórios, escolas profissionais de música e universidades, tendo o seu trabalho reconhecido pelo Governo Português, com financiamento pelo Ministério da Cultura, Juventude e Desporto.

