Confagri apela à defesa das produções nacionais nas negociações da PAC
Nota de Imprensa:

A CONFAGRI manifesta uma vez mais a sua profunda preocupação pelas negociações que decorrem atualmente referentes à Política Agrícola Comum.
Tais negociações, nesta reta final, se não forem conduzidas com grande sentido de equilíbrio e de defesa intransigente de algumas das principais produções agrícolas portuguesas, tais como o leite, o tomate e o arroz, podem pôr em risco a sobrevivência dessas mesmas produções e das fileiras que lhe estão associadas.
A CONFAGRI considera fundamental que a PAC apoie os agricultores que efetivamente produzem e que as regras de atribuição dos pagamentos diretos privilegiem estes. A produção agrícola deverá ser necessariamente o retorno dos agricultores pelos apoios de que beneficiam.
A CONFAGRI manifesta ainda a sua preocupação com as regras do chamado “greening”. Estas não devem conduzir a um excessivo aumento dos seus custos de produção e à consequente perda de competitividade dos agricultores portugueses.
A CONFAGRI apela assim, aos negociadores, para que sejam intransigentes na defesa da viabilidade da agricultura portuguesa.

