Constituição da Plataforma pela Federação Ibérica
Comunicado: Plataforma pela Federação Ibérica
Constituição em Elvas, Portugal, da plataforma cívica que procura a união federal de Espanha e Portugal.
A plataforma de Associações de Sociedade Civil, promoverá a Federação Ibérica, que é irmã da associação espanhola, com o mesmo nome e finalidade idêntica.
Na próxima sexta-feira 17 de fevereiro, em Elvas, constituiremos perante notário e faremos a apresentação à sociedade da nossa associação, dando a conhecer os fins que perseguem assim como as primeiras ações que estão previstas.
A nossa finalidade passa por favorecer todo o tipo de atividades de cooperação e fraternização entre Portugal e Espanha.
Vamos propor aos agentes políticos e sociais a colocação em prática dos mecanismos democráticos, dentro da legalidade de ambos os países, necessários para avançar até uma federação política dos países ibéricos.
Pretendemos dar a conhecer à sociedade as vantagens de uma possível federação, utilizando todos os tipos de canais e meios de comunicação. A colaboração com diferentes entidades públicas e privadas, aliado da mobilização civil, são os nossos principais pontos de atuação.
Os presidentes, porta-voz, da plataforma pela Federação Ibérica é Dr. Inácio António Henriques Terrinca (psicólogo em Lisboa) em Portugal e Dr. Pablo Castro Abad (professor na comunidade madrilena) em Espanha. Expressamos o desejo de todos os dinamizadores deste projeto de levar para a frente uma entidade, transversal politicamente, aberta à sociedade peninsular e herdeira do iberismo histórico.
