Contemporaneus apresenta música para trio de sopros em Estremoz

Views: 733

Nota de Imprensa:

Contemporaneus, associação para a promoção da arte contemporânea, apresenta concerto com obras Mozart, Beethoven, Ibert e Jacob

No próximo dia 8 de Dezembro pelas 21h30 a Contemporaneus apresenta no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, música para flauta transversal, clarinete e fagote.

O trio propõe uma viagem por duas épocas distintas da História da Música. Assim, a primeira parte do concerto centrar-se-á no classicismo vienense através do equilíbrio, da racionalidade e da simplicidade da música de Mozart (1756-1791) e de Beethoven (1770-1827). Na segunda parte será ilustrado o eclectismo típico do século XX através da música de Jacques Ibert (1890-1962) e de Gordon Jacob (1895-1984), dois compositores cuja obra abarca uma variedade notável de géneros e de onde se destaca a música instrumental, que revela, aliás, um particular conhecimento das potencialidades de cada instrumento.

A interpretação ficará a cargo de Solange Silva (flauta transversal), Rúben Jacinto (clarinete) e Tiago Paraíso (fagote).

A temporada 2012/2013 da Contemporaneus a decorrer no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, teve início em Setembro de 2012 com a apresentação das óperas La Princesse Jaune,  de Camille Saint-Saëns e The Wandering Scholar, de Gustav Holst e terminará em Junho com um concerto de música para bebés.

Os bilhetes para este concerto já podem ser adquiridos no Teatro Bernardim Ribeiro. Por cada bilhete vendido, um euro será revertido para a CerciEstremoz. Esta parceria entre a Contemporaneus e a CerciEstremoz manter-se-á em todos os concertos da Temporada 2012/2013.

A Contemporaneus, associação criada em 2005 para a promoção da arte contemporânea, surgiu do trabalho desenvolvido pelos músicos fundadores do Ensemble Contemporaneus com o objectivo de criar uma estrutura que o dirigisse administrativa e artisticamente e, simultaneamente, permitisse o desenvolvimento de um projecto artístico mais amplo e diversificado que a exclusiva actividade musical do ensemble.

Desde então, a associação tem funcionado como fonte de criação artística, divulgando e dinamizando a música contemporânea e, sobretudo, trabalhando na criação de hábitos regulares de fruição artística junto do público, para que o direito e livre acesso à cultura descritos na Constituição seja uma realidade para todos.

Assim, e com o objectivo de promover a arte e os artistas contemporâneos, a associação tem realizado trabalho junto de autarquias, teatros, escolas, associações e outros agentes culturais, desenvolvendo e estimulando a prática musical.

Através dos seus projectos, a Contemporaneus pretende então ser um espaço de conhecimento, de prática e de actualidade artística, com uma programação cultural dinâmica, regular e diversificada.

Contactos

Sede:

Largo General Graça, nº 37, 2º andar, 7100-112 Estremoz

Endereço para envio de correspondência:

Apartado 2090, 7001-901 Évora

Telefone:

(+351) 916704005

E-mail:

geral@contemporaneus.pt

Site:

www.contemporaneus.pt