Cooperação ibérica em termos empresariais debatida em Elvas
Iniciativa juntou mais de 80 pessoas
“Como potenciar as relações empresariais numa lógica de cooperação ibérica” foi o tema em debate, nesta sexta-feira 20 de junho, em Elvas, com uma sala com mais de 80 pessoas para assistir a este seminário.
Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, na sua intervenção, agradeceu a presença de todos, bem como a escolha de Elvas para a realização deste seminário e aproveitou para reforçar que a Eurocidade tem um papel importante nesta cooperação ibérica e entre duas regiões que estiveram sempre ligadas.
Para o autarca Elvas, tem de ser vista como “uma porta de entrada para a Europa” e, neste âmbito, foi visionado o vídeo promocional da Eurocidade Badajoz-Elvas.
O diretor Regional da Economia do Alentejo, João Filipe de Jesus, abordou a questão da economia nacional, nomeadamente na conjuntura que atualmente se vive e que não é de todo favorável ao investimento, mas que “os autarcas têm de aderir a estas matérias da competitividade empresarial”, em especial nestas áreas fronteiriças.
Em destaque, ao longo desta manhã de trabalho, estiveram temáticas como “Relações Económicas Portugal-Espanha”, “As empresas e o desenvolvimento transfronteiriço”, “Relações Empresariais nos setores da Logística e dos Transportes”, “Financiamento e Capital de Risco”.
Em termos globais, os oradores foram unânimes em considerar que “há muito por fazer” na vertente da cooperação económica, mas “o comércio entre Portugal e Espanha tem vivido um grande dinamismo”, sendo importante “criar condições, instrumentos e incentivos que consigam atrair projetos para estas regiões”.
A iniciativa contou com a presença de empresários portugueses e espanhóis, bem como de associações e federações ligadas a este setor de atividade.

