Cristiano Ronaldo em campanha pelo Ano do Pulmão e Dia Mundial da Espirometria
«Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir.»

Cristiano Ronaldo é a cara da campanha europeia de sensibilização e prevenção sobre doenças respiratórias que arranca já no próximo dia 14 de Outubro, o Dia Mundial da Espirometria. Sob o mote «Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir.», a campanha assinala também o Ano do Pulmão, e será suportada por um roadshow que percorrerá, em Portugal 14 capitais de distrito até ao dia 17 de Novembro, havendo eventos semelhantes em várias e outras cidades europeias.
«Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir.» tem por objectivo sensibilizar a população para a importância de realizar regularmente uma Espirometria, um exame muito importante no diagnóstico precoce e na prevenção de doenças respiratórias, essencialmente na DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), uma doença devastadora que progressivamente retira aos doentes a capacidade de respirar.
«No caso da DPOC, uma das patologias respiratórias com maior prevalência em Portugal, antes ainda de os sintomas serem visíveis, fazer uma Espirometria ajuda a detectar a doença e permite actuar e tratar antes da sua progressão. Daí a sua importância, e o apelo que fazemos para que quando pedir um check-up ao seu médico de família, não se esqueça de incluir a Espirometria», afirma Carlos Robalo Cordeiro, Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
A campanha inserida no Ano do Pulmão conta com o apoio de Cristiano Ronaldo que, como desportista, precisa do pleno uso dos seus pulmões. «O que somos e o que alcançamos depende não só da nossa vontade mas também da condição física, da capacidade que o nosso corpo tem de responder ao que dele exigimos. Uns pulmões saudáveis são fundamentais para conseguirmos respirar e para podermos ultrapassar as barreiras que impomos a nós próprios.», refere Cristiano Ronaldo. E acrescenta, «apoio esta causa para que todos percebam a importância de avaliar regularmente a saúde dos pulmões. Façam regularmente uma Espirometria, eu já fiz.»
No dia 14 de Outubro, Dia Mundial da Espirometria, tem início, em simultâneo, em Lisboa e Madrid, um roadshow suportado por uma unidade móvel de saúde e aconselhamento, onde profissionais de saúde vão realizar Espirometrias à população como forma de sensibilização, desenvolvendo também um rastreio da DPOC. A Espirometria é um exame simples, basta colocar o tubo do aparelho na boca, encher totalmente os pulmões de ar e soprar com força até os esvaziar. A unidade móvel da Sociedade Portuguesa de Pneumologia passará ainda em Outubro por Faro (18.), Évora (19), Santarém (20), Leiria (21) e Braga (22), e em Novembro por Setúbal (8), Coimbra (09), Guarda (10), Viseu (11), Aveiro (12), Vila Real (15), Viana do Castelo (16) e termina no Porto, no dia 17 de Novembro, Dia Mundial da DPOC e Dia Mundial do Não Fumador.
A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) é uma doença broncopulmonar muito comum que resulta de uma obstrução das vias aéreas. Provoca dificuldade em respirar, tosse e um aumento significativo da expectoração e afectará mais de 500 mil portugueses. Como é uma doença que se instala lenta e progressivamente e os sintomas demoram a manifestar-se, o doente só recorre ao médico numa fase avançada da doença. À medida que os sintomas vão avançando, as limitações no dia-a-dia dos doentes vão-se manifestando. Movimentos simples como subir umas escadas podem tornar-se um desafio, levando gradualmente à incapacidade e morte prematura.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a doença atinja mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Face a estes números muitas foram as organizações europeias e mundiais que já manifestaram a vontade de estender a outros países esta campanha de divulgação e aconselhamento. “Esta é uma iniciativa que arranca em simultâneo em Portugal e Espanha mas que tem tido uma grande aceitação por parte de outras Sociedades Europeias e mundiais que a vão adoptar.», acrescenta Carlos Robalo Cordeiro.
Uma das principais causas da DPOC é o tabaco. Cerca de 20% dos fumadores podem vir a desenvolver a doença. Deixar de fumar é a única medida que impede a doença e a sua progressão. O diagnóstico precoce é fundamental. A Espirometria detecta a DPOC mesmo antes de existirem sinais visíveis da doença. «Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir».
Sobre a SPP
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia é uma associação científica agrupando pessoas singulares e colectivas que se interessem pelos problemas relacionados com o aparelho respiratório e/ou contribuam para o seu estudo e resolução. A promoção e protecção da saúde respiratória dos portugueses, a educação e a formação dos diversos profissionais desta área, através do estímulo ao estudo e da divulgação de todos os assuntos relacionados com a patologia respiratória, são os principais objectivos da SPP. http://www.sppneumologia.pt
Sobre o Ano do Pulmão
O Fórum Internacional das sociedades científicas de medicina respiratória (ATS, ACCP, ERS, ALAT, IUATLD, PATS e APSR), que representam os cinco continentes, decidiu atribuir a 2010 o Ano do Pulmão. Os objectivos deste esforço conjunto é o de se sensibilizar o público e os media para as doenças respiratórias, e o de chamar a atenção para os seus custos globais. Um dos marcos do Ano do Pulmão será o Dia Mundial da Espirometria, dia 14 de Outubro. Prevê-se que nesse dia a Espirometria seja disponibilizada gratuitamente a nível global. Esta iniciativa será uma grande oportunidade de alerta para a saúde respiratória

