DESDOBRA- TE”, O NOVO FESTIVAL DA PÉDEXUMBO EM ÉVORA

Views: 182

Desdobra-te”, o novo Festival da PédeXumbo em Évora, apresenta programação!

 “Desdobra-te”Festival de Dança e Outras Artes decorrerá de 22 a 24 de novembro, em diversos pontos da cidade de Évora, e promete quebrar estereótipos e atravessar fronteiras no contexto da dança tradicional (e não só!).

Contando com o envolvimento de vários agentes culturais locais e com o essencial apoio da Câmara Municipal de Évora, o Desdobra-te passará a ser o evento PédeXumbo de maior dimensão na cidade que nos acolhe há 24 anos. Surgindo após o sucesso em 2018 do “Festival 20 Anos PX – 20 Espaços, 20 Atividades, Mais que 20 Pessoas”, o Desdobra-te é também o evento que celebra o mês de aniversário da PédeXumbo e que convida todos os que se identificam com a associação a percorrerem a cidade, que é a sua casa.

Com a programação organizada em dois grupos distintos de acordo com o seu âmbito e público-alvo, serão satisfeitos tanto os impulsos dos habitués de festivais folk como os devaneios dos curiosos, que pelo seu contexto familiar ou gosto pessoal preferem uma experiência mais relaxada e abrangente. Dois públicos com características bastante diferentes encontrarão no Desdobra-te o “seu festival”, mas a ideia é exatamente que se cruzem e encontrem em dobragens e desdobragens consecutivas.

Serão pois, cerca de 40 atividades em mais de 10 espaços, que de sexta-feira a domingo se desdobrarão entre oficinas de dança para iniciados e para avançados, bailes, passeios temáticos, concertos, oficinas de artes manuais, gastronomia, espetáculos para a infância, cinema e muitas outras surpresas.

Assim, do programa do evento destacam-se entre muitas outras actividades, o concerto de Sebastião Antunes, os bailes com os franceses Laüsa e Duo Absynthe,  as inúmeras atividades específicas para famílias e ainda as iniciativas relacionadas com o tema do festival; partindo do conceito “desdobrar“, fazem ainda parte da programação uma série de oficinas relacionadas com o papel, onde se poderá aprender a fazer origami, encadernação ou flores de papel à moda do Festival de Mastros de São Teotónio.  A organização propõe também que os participantes descubram a cidade através do passeio “Desdobrar Évora”, onde, em vários espaços-surpresa, esta se revelará através da “dobragem e desdobragem” de variados materiais junto das gentes locais.

Como tal e com o objetivo de envolver o mais possível a comunidade local neste evento, entre este mês de Outubro e o de Novembro, será dinamizado um grupo constituído por quem a ele se quiser juntar!… Uma vez por semana, no Espaço Celeiros, em Évora, produzir-se-ão peças em origami que serão utilizadas na decoração do “Desdobra-te”.

Assim, a partir de 7 de Outubro e durante todas as segundas-feiras seguintes, das 15h00 às 19h00, estão todos convidados a colaborar na construção deste festival!