Dia da Europa em Évora: valores europeus, resiliência, cultura e juventude assinalam o dia 9 de maio em 2022

Views: 336

A Representação da Comissão Europeia em Portugal assinala este ano o Dia da Europa, 9 de maio, em Évora, com a presença da comissária europeia Elisa Ferreira e com um programa centrado nos objetivos e valores da União Europeia e na participação da juventude, no ano em que se assinala o Ano Europeu da Juventude e o 35º aniversário do programa Erasmus. Organizadas com o apoio da Câmara Municipal de Évora e em colaboração com um leque de entidades, sobretudo locais, as comemorações decorrerão no Palácio de D. Manuel e no Jardim Público, entre as 15h00 e as 19h00 do dia 9 de maio.

A identidade visual deste Dia da Europa 2022 foi desenvolvida por estudantes da licenciatura em Design, disciplina de Laboratório de Design Gráfico, coordenada pelo docente Tiago Navarro Marques, da Escola de Artes da Universidade de Évora, em resposta a um repto da Representação da Comissão Europeia em Portugal. A proposta selecionada é formada por uma estrela, símbolo da União, composta por elementos que representam princípios essenciais: democracia, cultura, partilha, liberdade e paz. Mais informação, nomeadamente todas as propostas apresentadas e a explicação dos respetivos conceitos, está disponível nesta página dedicada.

No dia 9 de maio, às 15h00, a Sessão Protocolar do Dia da Europa, no Palácio de D. Manuel, é aberta pelos hinos da Europa e de Portugal interpretados por estudantes do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora e pelas intervenções de representantes da Comissão Europeia, do Governo português e da Câmara Municipal de Évora. No Palácio estará patente a Exposição Itinerante Multilingue «Alice no País das Maravilhas», uma iniciativa da Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia e que é trazida a Évora pelo centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, com 37 exemplares da obra de Lewis Carrol traduzidos para outras tantas línguas europeias (entre as quais as 24 línguas oficiais da União Europeia). Os convidados serão depois conduzidos até ao Jardim ao som do Cante Alentejano.

A sessão protocolar é um evento sob convite.

Em paralelo, entre as 15h00 e as 16h30, o Jardim Público será animado por uma mostra de projetos no âmbito dos 35 anos do programa Erasmus, organizada pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, por um painel de desenho colaborativo dinamizado por docentes e estudantes da Escola de Artes da Universidade de Évora e pelo encontro dos Clubes Europeus de escolas da região organizado pelos três centros Europe Direct do Alentejo.

Às 16h30, a Comissária Elisa Ferreira dá início ao evento aberto ao público no mesmo Jardim Público de Évora e participa num diálogo com estudantes de diversas entidades de ensino e de formação, cujas questões vão conduzir a conversa.

Segue-se a cerimónia de anúncio dos vencedores do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, contando com a presença de elementos dos júris, autores das peças nomeadas finalistas e respetivos diretores dos órgãos de comunicação social ou professores coordenadores.

O programa termina com um momento cultural que inclui uma homenagem à Ucrânia, atuações de diferentes expressões artísticas, incluindo a participação de estudantes das áreas de Música e Artes Cénicas da Escola de Artes da Universidade de Évora, e um DJ convidado pela embaixada de França, país que atualmente detém a Presidência do Conselho da União Europeia.

Mais informações na página dedicada e nas contas das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal – Twitter, Facebook e Instagram – com os marcadores #EuropeDay e #DiadaEuropa

Contexto:

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, assinala-se a unidade do continente europeu e o aniversário da histórica «Declaração Schuman», considerada como o momento fundador da atual União Europeia. Num discurso proferido em Paris, no dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre históricos inimigos, os quais fariam parte desse novo projeto europeu. A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um Tratado que criava uma entidade com essas funções.

Para informações gerais sobre o Dia da Europa e a Declaração Schuman de 9 de maio de 1950, consultar aqui.

 

Outras informações sobre a UE:

EUROPE DIRECT Alto Alentejo

Tel. 245 301509; E-mail: europedirect@ipportalegre.pt

Rede EUROPE DIRECT | Cofinanciado pela União Europeia