Dia da Igualdade e Erradicação da Pobreza assinalado em Elvas

Views: 79

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se celebra anualmente a 17 de outubro, e o Dia Municipal para a Igualdade, assinalado no dia 24 de outubro, foram assinalados em Elvas, esta terça-feira, dia 22, com uma iniciativa na Praça da República.

Tratou-se da colocação de quatro mantas de retalhos, elaborados por 28 instituições do concelho, num total de 169 retalhos alusivos às temáticas.

A iniciativa foi animada por duas alunas da Gota D’Arte, que interpretaram temas musicais, sendo que as mantas foram colocadas nas sacadas das janelas da Casa da Cultura e na torre do relógio da Casa da Cultura.

As comemorações terminaram com uma mensagem da vereadora Vitória Branco, em representação da Câmara Municipal de Elvas, que afirmou que “esta iniciativa surge enquadrada na semana nacional pelo Combate às Desigualdades e Erradicação da Pobreza, bem como no Plano Intermunicipal para a Igualdade do Alto Alentejo Este, elaborado pelos Municípios de Arronches, Campo Maior, Castelo de Vide, Elvas, Marvão, Monforte e Portalegre. O Plano constitui-se assim uma ferramenta para a implementação de políticas públicas que visam a promoção da Igualdade de Género e o Combate às Discriminações em função do sexo e da orientação sexual, considerando-se fundamental esta concertação política entre municípios e os restantes intervenientes como ponto de partida para a afirmação dos Direitos Humanos”.

Assim sendo, explicou que “as datas que hoje estamos a celebrar visam apelar, sensibilizar e consciencializar toda a comunidade numa escala, não só local e nacional, mas também internacional, para valores fulcrais como a Igualdade e a Não-Discriminação. Trata-se assim de uma iniciativa cidadã, um compromisso coletivo, onde se pretende envolver toda a comunidade, promovendo o respeito pelos Direitos Humanos, pois ‘todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade’. Junt@s seremos + Igualdade e Desenvolvimento!”, concluiu.