Dia do Agricultor assinalado pelo INIAV – Elvas

Views: 130

O INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária assinalou hoje, dia 15 de maio o Dia do Agricultor 2019.

A iniciativa que decorreu no polo de Elvas do INIAV, visou dar a conhecer os resultados da experimentação e investigação desenvolvidas na instituição e ainda promover o contato entre agricultores e investigadores.

Ao longo do dia realizaram-se diferentes visitas de campo. Houve ainda tempo para um debate dedicado ao tema “Sustentabilidade da produção animal nos sistemas extensivos mediterrânicos”.

Mas antes, Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, deu inicio à sessão de abertura, acompanhado por Nuno Canada, Presidente do INIAV, e Benvindo Maçãs, coordenador do polo de Elvas, do INIAV.

Entre as visitas ao campo, destaque para uma realizada na Herdade da Comenda, com demonstração de instrumentação, entre as quais, sensores monitorização água no solo, uso de sensores para deteção remota próxima, ou ainda uso de geolocalizadores em gado.

A sessão de encerramento foi assegurada pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, que acompanhou o dia aberto ao público, tal como Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

CME