Segunda fase da campanha de sensibilização “Doar um rim faz bem ao Coração”

Views: 719

Nota de Imprensa:

doar_rimSegunda fase da campanha de sensibilização da SPT arranca com distribuição de material informativo em clinicas de hemodiálise 

Na sequência da assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Sociedade Portuguesa da Transplantação (SPT) e a Diaverum, responsável por 24 centros de hemodiálise em Portugal, com objetivo de apoiar a campanha “Doar um rim faz bem ao Coração”, as clínicas Diaverum têm já disponível material informativo com o intuito de sensibilizar a população para a doação de órgãos em vida.

A campanha “Doar um rim faz bem ao Coração”, que teve início em Julho de 2012 e relançada em 2013, visa não só a sensibilização para a doação em vida como a congregação de esforços entre a comunidade transplantadora e outros grupos de profissionais da saúde ligados à problemática da Insuficiência Renal.

“Estamos muito entusiasmados com esta campanha. O transplante é a melhor modalidade de tratamento da insuficiência renal crónica, promovendo uma superior qualidade de vida dos doentes com menores custos para o Estado. Será motivo de grande satisfação se, o nosso comprometimento empenhado com esta campanha, contribuir para recolocar Portugal no topo dos Países que mais transplantam” afirma César Silva, Presidente da Associação Nacional de Centros de Diálise (Anadial) e Director Geral da Diaverum.

O Dr. Fernando Macário, presidente da SPT considera que “Levar esta campanha junto dos doentes insuficientes renais crónicos em diálise tem um significado muito especial e demonstra a complementaridade das modalidades terapêuticas para a doença renal crónica. A mensagem forte e emotiva desta campanha também passa a ser transmitida pelos profissionais de saúde das clínicas e o material disponibilizado decerto chegará de forma mais humanizada aos doentes e seus familiares e amigos. É uma honra para a SPT ter como parceiros a Diaverum e a Anadial.”

O material informativo (posters, brochuras, folhetos, crachás para uso nas batas do pessoal clínico e um vídeo para passar na Sala de Espera) pretende informar e sensibilizar a população acerca da possibilidade de doação de órgãos em vida. Em conjunto com este material os Directores Clínicos e Enfermeiros Chefes irão promover ativamente a dádiva em vida e aconselharão todos os interessados sobre os passos a tomar.

A Sociedade Portuguesa de Transplantação é uma associação sem fins lucrativos e de natureza privada, que visa estimular a investigação e o desenvolvimento de todos os tipos de transplantações de órgãos, tecidos ou estruturas celulares em Portugal.

A Diaverum dedica-se à prestação de cuidados médicos e assistência personalizada aos doentes com insuficiência renal, mantendo uma relação de colaboração e parceria próxima, com as associações de apoio a doentes com este tipo de patologia e com profissionais de saúde.

Campanha “Doar um rim faz bem ao coração”

www.doaremvida.com