DRCAlentejo organiza “Um desenho de cada vez”

Views: 3
Exposição de cadernos de Évora Sketchers inaugura dia 22 de novembro 
 
Organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, “Um desenho de cada vez”- Exposição de cadernos de Évora Sketchers inaugura no próximo dia 22 de novembro, em Évora, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos, pelas 17h30. 
 
Os Évora Sketchers são um coletivo de autores, naturais ou residentes no Alentejo, em particular na região de Évora. Desenham em cadernos (diários gráficos) o dia a dia no Alentejo ou as viagens que realizam, respeitando o manifesto dos Urban Sketchers. Desenham juntos, em encontros organizados, trocam experiências, conhecimentos e partilham diferentes visões do mundo.  
 
Os Urban Sketchers são um movimento mundial, cujos membros representam por meio de desenhos as particularidades de um local, perpetuando, para memória futura, o património observado no presente.  
 
O fundador do movimento, Gabriel Campanario, incentiva os artistas a partilharem os seus trabalhos em blogues e outras redes sociais, como forma de darem a conhecer diferentes perspetivas gráficas e, ao mesmo tempo, criarem uma visão coletiva do mundo. Os desenhos têm um forte cunho pessoal, embora procurem ser fiéis aos pormenores da realidade identificados pelos autores. 
 
Para os Urban Sketchers, a inspiração está em todos os lugares e em todas as situações vividas. Os desenhos surgem da observação direta, tornando os seus autores contadores de histórias e narradores da vida quotidiana. Cadernos, lápis, marcadores, lápis de cor, aguarelas são os materiais utilizados, conforme as preferências de cada um.  
 
Os desenhos presentes nesta exposição foram elaborados por membros dos Évora Sketchers, em vários encontros, e mostram o registo de locais icónicos de acordo com diversos pontos de vista e sensibilidades.