Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 23 de Janeiro
1542 – Henrique VIII de Inglaterra assume o título de rei da Irlanda.
1752 – Nasce o compositor Muzio Clementi.
1777 – Marquês de Pombal manda incendiar a Trafaria.
1849 – A inglesa Elizabeth Blackwell é a primeira mulher a licenciar-se em Medicina.
– A Prússia sugere a criação de uma União Alemã sem a Áustria.
1852 – É apresentada a proposta de reforma da Carta Constitucional, na Câmara dos Deputados.
1898 – Nasce o cineasta Sergei Eisenstein, em Riga, Letónia, realizador de “O Couraçado Potemkin”.
1905 – Morre Rafael Bordalo Pinheiro, pintor, caricaturista, escultor, fundador e director dos jornais Mappa de Portugal, Os Pontos nos ii e Antonio Maria, criador da figura do Zé Povinho.
1915 – É aprovado o Tratado de Comércio e Navegação entre Portugal e o Reino Unido.
1918 – Beatificação de Nuno Álvares Pereira.
1920 – Grande Guerra 1914-18. A Holanda recusa-se a entregar aos aliados o antigo kaiser alemão Guilherme II, acusado de crimes de guerra.
1937 – Dezassete dirigentes da URSS são julgados em Moscovo, acusados de colaboração com Leon Trostky.
1945 – II Guerra Mundial. Forças soviéticas alcançam o rio Oder.
1949 – Comício da Fonte da Moura. Grande manifestação de apoio à candidatura do general Norton de Matos à Presidência, pela Oposição Democrática.
1963 – Começa a luta armada na Guiné pela independência do país.
1971 – O deputado da Ala Liberal portuguesa Francisco de Sá Carneiro pede esclarecimentos ao Governo sobre a situação dos presos políticos. Não obtém resposta.
– O general Kaúlza de Arriaga, governador militar de Moçambique, emite o despacho de criação dos Grupos Especiais, forças de assalto que actuam com a PIDE/DGS.
1973 – O deputado da Ala Liberal Miller Guerra interpela o Governo sobre a prisão dos que se reuniram em vigília na Capela do Rato, em Lisboa.
– O presidente dos EUA Richard Nixon apresenta o acordo de paz com o Vietname.
1981 – Pela primeira vez, uma mulher, a escritora Marguerite Yourcenar, é admitida na Academia Francesa.
1982 – A França assina o contrato de fornecimento de gás natural com a URSS.
1983 – O presidente da República Portuguesa Ramalho Eanes anuncia a dissolução da Assembleia da República.
1987 – O nadador português Alexandre Yokochi conquista a medalha de ouro nos 200 metros bruços no “meeting” internacional de Estrasburgo.
1989 – Morre o pintor surrealista espanhol Salvador Dali, 84 anos.
1991 – Guerra do Golfo. Os EUA declaram iniciada a luta terrestre contra forças iraquianas na fronteira com o Kuwait.
1992 – A Procuradoria-Geral da República manda arquivar, por falta de provas, o chamado processo de Camarate, sobre a morte de Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.
1995 – Aníbal Cavaco Silva declara que não se recandidata à liderança do PSD.
– Jacques Delors termina as funções de presidente da Comissão Europeia, sendo substituído pelo luxemburguês Jacques Santer.
1996 – A República Checa apresenta o pedido de adesão à União Europeia.
1998 – É anunciada a fusão dos bancos Fonsecas & Burnay, Borges & Irmão e de Fomento Exterior no BPI.
– A filha de Fidel Castro, Alina Fernandez Revuelta, pede asilo político a Espanha.
2002 – Morre o sociólogo francês Pierre Bourdieu, 71 anos.
2003 – O Governo português funde, numa única entidade, os serviços de Bombeiros e de Protecção Civil.
2004 – Greve geral dos professores portugueses.
– A sonda europeia Mars Express encontra água e dióxido de carbono congelados no Pólo Sul do planeta.
2005 – Toma posse o presidente eleito da Ucrânia, Viktor Iuschenko, vencedor das eleições de 26 de Dezembro.
2006 – António Mega Ferreira assume funções como presidente do conselho de administração do Centro Cultural de Belém.
– A Justiça turca anula, em definitivo, o julgamento do escritor Orhan Pamuk.
– A mulher e quatro filhos do antigo ditador do Chile Augusto Pinochet são inculpados por evasão fiscal.
– “Brokeback Mountain”, de Ang Lee, é eleito o melhor filme do ano pelo sindicato dos produtores americanos de cinema e televisão.
2007 – Parque Mayer. A PJ realiza buscas em instalações da Câmara Municipal de Lisboa, como os Paços do Concelho e o edifício do Campo Grande, no âmbito das investigações sobre a permuta de terrenos do Parque Mayer e da Feira Popular, envolvendo a empresa Bragaparques. São também alvo de buscas as residências de membros do executivo camarário. Uma vereadora e um director municipal são constituídos arguidos por suspeita de corrupção e tráfico de influências.
-É divulgado em Castelo Branco o programa de descentralização cultural Território Artes, iniciativa do Instituto das Artes, que prevê o investimento de 700 mil euros em co-financiamento de produções artísticas.
– O musical “Dreamgirls”, realizado por Bill Condon, recebe oito nomeações para os Óscares de Hollywood. “Babel”, de Alexandro Gonzalez Iñarritu, arrebata sete nomeações.
– Começa o Festival Internacional de Programas Audiovisuais em Biarritz, França. O documentário “Cartas a uma Ditadura”, de Inês Medeiros, é um dos filmes em competição.
– Morre Ryszard Kapuscinski, 74 anos, jornalista, ensaísta e escritor polaco, Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades 2003.
– Morre E. Howard Hunt, 88 anos, antigo agente da CIA, um dos responsáveis pelo escândalo Watergate que levou à demissão do presidente norte-americano Richard Nixon.
– Morre Leopoldo Pirelli, 81 anos, engenheiro italiano, antigo presidente da empresa de cablagens e de pneus Pirelli.
– Morre Emmanuel de Graffenried, 92 anos, o último sobrevivente dos pilotos que participaram na primeira corrida de Fórmula Um, o Grande Prémio da Grã-Bretanha, disputado em 13 de Maio de 1950, no circuito britânico de Silverstone.
– Morre António Henrique Rodrigo de Oliveira Marques, 73 anos, historiador, professor, antigo maçon, autor da “História de Portugal”, obra publicada em vários volumes e traduzida em diversas línguas.
2008 – Dezanove pessoas morrem quando um avião polaco de transporte militar EADS Casa se despenhou na aterragem no aeroporto de Miroslawiec,
2009 – A Qimonda, produtora de chips de memória e que emprega 12 mil pessoas a nível mundial, decreta a falência. Em Portugal, a multinacional alemã responde pelo maior volume das exportações e emprega perto de 1200 trabalhadores, na unidade de produção de Vila do Conde.
– A maioria socialista aprova, em votação final global, no Parlamento, a nova lei do pluralismo e da não concentração nos meios de comunicação social.
====================.
Este é o vigésimo terceiro dia do ano. Faltam 342 dias para o termo de 2010.
Pensamento do dia: “O definitivo sinal da liberdade é o facto de o medo deixar espaço ao gozo tranquilo da independência”. Stig Dagerman (1923-54), escritor sueco.
Lusa/Tudoben

