Elvas: Alunos das escolas simularam sismo e o que fazer

Views: 59

A população escolar do concelho, dos três Agrupamentos de Escolas, aderiu à iniciativa nacional “A Terra Treme”, numa atividade que em Elvas foi organizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.

Esta ação de sensibilização pretendia dar a conhecer, no que concerne ao risco sísmico, os procedimentos e ações a adotar em caso de ocorrência de sismo, tendo-se procedido à ação teórica e posteriormente ao respetivo exercício de evacuação.

Este é um exercício anual, de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico, e uma medida prevista na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 160/2017, de 30 de outubro.

O objetivo deste Exercício, durante o qual se exercitam os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – é capacitar os cidadãos para saberem como agir em caso de sismo.

Assim sendo, o objetivo é também dar a conhecer por todos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.

CME