Elvas: Amigos do Cemitério dos Ingleses recordaram militares

Views: 111

Um grupo de amigos do Cemitério dos Ingleses de Elvas, reuniu-se esta segunda-feira, dia 11, para assinalar o “Remembrance Day”, ou “Dia da Memória”, assinalado todos os anos, nesta data. A comunidade britânica residente no Alentejo e na região da Extremadura, pretendeu assim, homenagear os 60 mil militares britânicos e respetivos aliados caídos em combate, na Guerra Peninsular.  

Antes da cerimónia no cemitério, realizou-se uma missa na Capela de S. João da Corujeira, pelas 10 horas. As autoridades locais, civis e militares rumaram depois ao cemitério para glorificar os militares britânicos. Cláudio Carapuça, vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas assistiu à cerimónia, tendo depositado no local, flores em homenagem aos militares.

O Cemitério dos Ingleses em Elvas, é o único cemitério da Península Ibérica onde estão sepultados os corpos de soldados mortos em batalha durante a Guerra Peninsular, e um dos mais antigos cemitérios militares Britânicos ainda existentes. Possui apenas cinco sepulturas conhecidas, duas das quais as únicas sepulturas identificadas de milhares de soldados Britânicos que caíram na Batalha de Albuera e uma outra é um memorial a um dos milhares que caíram durante os três cercos de Badajoz.