Elvas em ação para a eliminação da violência contra as mulheres

Views: 103

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra As Mulheres é assinalado esta segunda-feira e em Elvas decorrem também algumas atividades para comemorar esta data, numa iniciativa do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Portalegre e Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Assim sendo, em Elvas decorreu, ao longo da manhã, na Escola Secundária D. Sancho II um debate sobre o tema direitos humanos, no âmbito do Dia Internacional para a eliminação da Violência Contra as Mulheres. Neste debate marcou presença a vereadora Vitória Branco, em representação da Câmara Municipal de Elvas.

Par além disso, estão expostos em quatro estabelecimentos comerciais da cidade vários manequins femininos/bustos onde estão pendurados adereços alusivos à Mulher, bem como outros adereços que, habitualmente, não são associados a esta, bem como a frase “Sem medo de ser mulher”.

Esta ação de sensibilização decorre em conjunto com sete municípios do distrito de Portalegre, que integram a sua área de intervenção territorial (Arronches, Campo Maior, Castelo de Vide, Elvas, Marvão, Monforte e Portalegre), bem como com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

A iniciativa enquadra-se no Plano Intermunicipal para a Igualdade do Alto Alentejo e visa combater os estereótipos de género, especificamente os estereótipos em torno da Mulher, designadamente, o papel de mãe e de dona-de-casa, a ideia da Mulher como “sexo mais fraco”, como sensível, frágil, submissa e objeto sexual. Pretende-se assim causar impacto na comunidade, promovendo a sua reflexão em torno das ideias construídas socialmente acerca da Mulher, no sentido de promover a desconstrução do que é SER MULHER e, por sua vez, a promoção de uma CULTURA SEM MEDO, onde a Mulher possa ser o que quiser, vestir o que quiser, nas suas múltiplas expressões.

CME